Marco de Canaveses: Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) exemplo de boas práticas

RuiGodinho_2019.03.19

Centro Distrital de Segurança Social do Porto apresenta Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Marco de Canaveses como caso de estudo para avaliação do programa a nível nacional.

A escolha tem por base “as boas práticas na realização e implementação dos CLDS no distrito e por já ter três gerações do programa implementadas no território”, revela Rui Godinho, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE).

A Secretaria-geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS) e o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) estão a promover avaliações de impacto do programa, com auscultação de diferentes grupos-alvo. Em Marco de Canaveses, estas avaliações decorreram nos dias 13 e 14 de março.

“É com este tipo de ferramentas que se combatem as desigualdades e estamos a fazê-lo de forma exemplar no concelho”, diz a presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

Segundo a autarca, “o Município vê com enorme satisfação o facto de a implementação do programa em Marco de Canaveses ser visto como um exemplo a nível nacional”, e acrescenta, “é também a prova da enorme competência da Fundação Santo António e dos seus profissionais enquanto Entidade Coordenadora Local de Parceria”.

O concelho de Marco de Canaveses foi recentemente contemplado com o quarta geração do CLDS e à semelhança das três edições anteriores terá como Entidade Coordenadora Local de Parceria a Fundação Santo António, que assume a identidade de CAERUS – Projeto Oportunidade. O montante de financiamento do CLDS 4G, atribuído ao concelho é de 490 mil euros.