Marco de Canaveses: Comboios já circulam entre Caíde e Marco [C/AUDIO]

PC_MCN_2019.04.01

O troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses reabriu esta segunda-feira depois de quatro meses encerrado para obras de modernização.

Apesar da reabertura, até meados de junho, o serviço será assegurado por composições a diesel, enquanto decorrer o processo de certificação da eletrificação da via.

A reivindicação dos utentes e da autarquia marcoense para a modernização e eletrificação da linha já durava há 17 anos.

A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, considera a concretização da obra representa uma mais valia para o concelho e para os utentes que diariamente utilizam o comboio como meio de transporte.

“Efetivamente, estes comboios que estão agora a circular fazem o percurso de forma mais célere e sem nenhum transtorno. Hoje estamos todos muito felizes e, eu como presidente da Câmara do Marco de Canaveses, congratulo-me imenso por ter sido agora concluída esta obra que há muito tempo ambicionávamos. Ainda mais felizes vamos ficar quando em junho tivermos os comboios elétricos a circular”, realçou.


Na linha da frente de uma reivindicação que se foi arrastando no tempo, o representante dos Utentes da Linha do Douro não podia estar mais satisfeito com a reabertura da via.

“Até parece mentira, mas não é. Já fiz a viagem entre Marco de Canaveses e a cidade do Porto e correu muito bem. As pessoas estão muito satisfeitas. Faltam uns pequenos acabamentos e em junho esperamos que os comboios elétricos já estejam a circular”, afirmou António José Pereira.


A obra de modernização deste troço também prevê a supressão de duas passagens de nível, uma em Santo Isidoro (Marco de Canaveses) e outra em Vila Meã (Amarante).

Devido ao grande número de utilizadores deste meio de transporte, Cristina Vieira revelou que se houver necessidade, deverá ser avaliada a possibilidade de reajustar horários e aumentar o número de carreiras.

“Diariamente, há centenas de pessoas que viajam de comboio. Hoje tive a oportunidade de constatar esse quadro. Por isso, entendo que depois de terminadas as obras devemos avançar para a próxima fase e com a comissão de utentes avaliar o movimento e analisarmos os horários, tentar perceber se é possível meter mais comboios e concertar os horários conforme as necessidades da população”, concluiu.


O troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses fechou para obras de modernização a 26 de novembro, por um período previsto de três meses.No entanto, em fevereiro, a IP informou que o encerramento à circulação ferroviária teria de ser “prolongado até final do mês de março” devido a “dificuldades técnicas”.

As obras, no valor de 10 milhões de euros, estão a dotar aquele troço com 14,4 quilómetros da Linha do Douro de condições de circulação para comboios com tração elétrica.