Marco de Canaveses: CIM Tâmega e Sousa realiza encontro sobre educação inclusiva

TSEduca_IEncontroEducacaoTS_2019.03.28No dia 12 de abril, o Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses, vai receber o I Encontro do Tâmega e Sousa subordinado ao “Educação inclusiva: um novo paradígma da escola”.

A iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa  insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], provido pela CIM do Tâmega e Sousa em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos deste território.

O programa irá reunir um conjunto de especialistas académicos e institucionais ligados à educação e, mais concretamente, à educação inclusiva.

O painel da manhã contará com as intervenções do Delegado Regional de Educação da Região Norte da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Diretora de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral de Educação.

Seguem-se quatro workshops temáticos, a decorrer em simultâneo, orientados pelo Presidente do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e por docentes da Universidade Católica Portuguesa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

A tarde será conduzida por representantes do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do CFAE MarcoCinfães – Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães. Os comentários às conclusões dos workshops da manhã estarão a cargo do Diretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

A participação no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 9 de abril. Os interessados poderão inscrever-se através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, em www.cimtamegaesousa.pt.

O I Encontro de Educação do Tâmega e Sousa insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], provido pela CIM do Tâmega e Sousa e pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães), sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.