Marco de Canaveses: Cidade “pinta-se” de verde durante o fim de semana [C/AUDIO]

NoiteVerde_2019.09.12

Marco de Canaveses promove, a partir desta sexta-feira e durante todo o fim-de-semana, a ‘Noite Verde’. A Câmara Municipal, promotora do evento, espera com o evento mobilizar os diversos atores locais.

A ‘Noite Verde’, que se realiza pela primeira vez, incluiu um desfile de moda, o Festival do Anho Assado com Arroz de Forno, animação com artistas de rua, grupos de bombos e música e Feira de Coletividades.

“A ideia da Noite Verde surge por iniciativa dos nossos comerciantes. Foram eles que me contactaram no início do ano. Foram eles que apresentaram um conjunto vasto de sugestões para dinamizar o comércio, para criar atratividade e, no fundo, valorizar o concelho”, explica Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.


O evento terá uma dinâmica semelhante a outras noites temáticas, que atualmente se fazem um pouco pelos vários municípios da região.

Segundo a autarca, a escolha da cor verde deve-se às conclusões de um estudo efetuado pela empresa que projetou a nova marca do município.

“Os entrevistados, quando lhes falavam de uma cor associada a Marco de Canaveses, quase todos eles responderam o verde”, revela.

“O verde simboliza o vasto património que temos em área de montanha, o verde das nossas vinhas, do nosso vinho, o verde da nossa gastronomia. No fundo, temos diversos aspetos que nos levam para a cor verde, por isso decidimos, por unanimidade, escolher esta cor”, elucida.



A animação da primeira edição da ‘Noite Verde do Marco de Canaveses’ vai espalhar-se por várias ruas da malha urbana da cidade. Do programa, “fazem ainda parte as comemorações do Dia da Freguesia do Marco”.

LocaisNoite_verde_2019.09.12

Mapa das zonas de animação

Durante os três dias do certame, estão previstos alguns condicionamentos de trânsito no centro da cidade.

TransitoNoiteVerde_2019.09.12

Na organização participam a Junta de Freguesia do Marco, Associação Empresarial do Marco de Canaveses, a Associação das Coletividades e a Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno.