Marco de Canaveses: Centro de Saúde de Soalhães reabriu com consultas presencias [C/AUDIO]

CentroSaudeReabertura_2020.08.06

Reabriu, na quarta-feira, o Centro de Saúde de Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses. Estava encerrado desde que foi decretado o estado de emergência em Portugal.

Quatro meses depois aquela unidade volta a entrar em funcionamento com consultas presenciais.

Para assinalar a reabertura, a Presidente da Câmara Municipal Marco de Canaveses, Cristina Vieira, o Executivo da Junta de Freguesia de Soalhães, liderado por António Monteiro, a nova Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega, Teresa Moreno, e o Diretor Clínico, Reinaldo Roldão, visitaram as instalações.

O momento serviu também para os responsáveis debaterem possíveis parcerias para melhorar o serviço prestado aos utentes nesta e noutras unidades de saúde do concelho.

António Monteiro regozija-se pela reabertura do Centro de Saúde, que era uma necessidade premente, sobretudo, “da população idosa da freguesia”.

O autarca de Soalhães esclarece que tal só foi possível concretizar depois da junta de freguesia se ter comprometido com o ACES “em assegurar a contratação de uma assistente técnica” para atendimento aos utentes.


De forma a que sejam asseguradas as consultas presenciais cumprindo todas as regras de segurança impostas face à Covid-19, o espaço foi totalmente desinfetado. Também em linha com as orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) “os utentes terão de fazer marcação prévia por telefone antes de se deslocarem ao centro de saúde”, lembra António Monteiro.

“Também estamos a avaliar a possibilidade do médico se deslocar até à residência do utente. Estamos a articular essa situação com o ACES e, provavelmente, dentro de alguns dias teremos essa nova vertente. Seria ótimo para a freguesia e, principalmente, para as pessoas idosas, que assim ficariam em casa em segurança”, revela.

A diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, Teresa Moreno, também apelou à população para que evite “recorrer à unidade por causa de situações que se podem resolver telefonicamente ou por e-mail”.

“Vamos tentar dar à resposta à população no seu domicilio, precisamente para evitar que as pessoas cá venham e fiquem expostas à infeção pelo novo coronavírus”, explica.


Teresa Moreno sublinha que a reabertura do Centro de Saúde de Soalhães é resultado da “excelente articulação com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses”. “Tínhamos imensa dificuldade em alocar profissionais à unidade e só com este esforço conjunto foi possível reabrir a unidade”, sustenta.

Para a presidente do Município de Canaveses, Cristina Vieira, a retoma da atividade do centro de saúde de Soalhães “é um momento particularmente feliz para a freguesia”.

“Para este desafio muito particular contámos com a colaboração da junta de freguesia , porque esta extensão de saúde não tinha uma assistente técnica que pudesse assegurar a abertura do Centro. E a junta colocou aqui, provisoriamente, essa assistente para que a população não ficasse prejudicada no acesso aos cuidados de saúde”.


Cristina Vieira também revelou que será agendada “uma reunião entre a autarquia, todos os presidentes de junta e a diretora do ACES” com o intuito de “agilizar parcerias e preparar os cuidados de saúde primários do concelho para uma eventual segunda vaga da pandemia da Covid-19”.