Marco de Canaveses: Centro de Bem Estar Animal entrega mais de 700 animais para adopção [C/AUDIO]

CRO_MCN_2018.11.08O Centro de Bem Estar Animal de Marco de Canaveses foi inaugurado em julho de 2017. Desde essa data já entregou para adopção cerca de 700 animais e procedeu a 428 esterilizações.

No equipamento, situado na Freguesia de Vila Boa do Bispo, e que acolhe o Centro de Recolha Oficial (CRO) da Câmara Municipal de Marco de Canaveses sob gestão da Animarco, deram entrada 522 canídeos e 180 felinos abandonados. A maioria foram adoptados.

A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses enaltece o desempenho da Animarco e faz notar o reforço de meios humanos e financeiros afetos ao projeto.

“Queria congratular a direção da Animarco e os seus voluntários pelo excelente desempenho em torno desta causa. A autarquia não se tem poupado a esforços para colocar à disposição do CRO os meios necessários para esta missão de recolha e esterilização dos animais. Fizemos um investimento de 5 mil euros em melhoramentos e reforçamos a equipa com mais um colaborador , além de um subsídio anual de 24 mil euros que atribuímos à associação para ajudar nas despesas”, diz Cristina Vieira.

Os resultados evidenciados são do agrado da presidente da Animarco. Ana Isabel Monteiro realça que “o conhecimento e experiência adquirida ao longo de 12 anos, aliado às condições do espaço para recolher e receber possíveis adoptantes, assim como uma equipa a trabalhar a tempo inteiro na divulgação dos animais disponíveis para adoptar, faz toda a diferença”.

A responsável referencia, contudo, que “as esterilizações não foram realizadas no CRO, mas em clínicas veterinárias” e lamenta que o centro de esterilização não esteja a funcionar convenientemente, esperando que o problema possa ser ultrapassado em breve.

“Já temos veterinários disponíveis para vierem fazer esterilizações em regime de voluntariado, mas precisamos que o espaço esteja completamente equipado”, vincou .

No próximo ano, o Município em parceria com a Animarco deverá levar a cabo uma campanha de sensibilização, junto das escolas e população para incentivar a adopção de animais abandonados no concelho.

 


Cristina Vieira | Presidente da CM de Marco de Canaveses 


Ana Isabel Monteiro | Presidente Animarco