Marco de Canaveses: Banda dos Mineiros do Pejão encerra época com concerto e apresenta livro sobre a sua história [C/AUDIO]
A Banda de Música dos Mineiros do Pejão vai promover uma jornada dedicada à história da filarmónica paivense e dos mineiros do Pejão, no dia 4 de dezembro.
A edição deste ano tem como destaque a apresentação de um livro dedicado à coletividade e a realização do habitual concerto musical de encerramento da temporada. A jornada coincide com o dia de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros.
“Inicialmente era só para festejarmos a Santa Bárbara e de seguida fazermos o nosso concerto de enceramento, mas foi-nos solicitada uma parceria com um serviço que está ligado às minas”, começa por explicar o presidente da Banda de Música dos Mineiros do Pejão, Mário Faísca.
O programa prevê, no período da manhã, a apresentação de um projeto para a requalificação do PG1, e à tarde, a homenagem aos mineiros e músicos falecidos, junto ao monumento que esta em Gemunde.
“A banda irá tocar nessa homenagem e, de seguida, iremos apresentar um livro sobre a resenha da banda dos mineiros Pejão. É um projeto que já andávamos há vários para realizar, e ficou agora concluído”, acrescenta.
A Banda de Música dos Mineiros do Pejão foi constituída em 1948. Atualmente tem 70 elementos e muitos jovens em formação para assegurar a continuidade deste projeto.
“Nos temos uma parceria com a Academia de Música de Castelo de Paiva e com o Conservatório de Santa Maria da Feira, mas só isso não chega. Neste momento temos a nossa escola e temos professores com licenciatura e mestrado em diversos instrumentos, que dão formação à sexta-feira e ao fim-de-semana. Tudo está a ser feito em prol do futuro desta instituição”, assegura o dirigente.
O programa do dia 4 de dezembro terminará com o jantar de encerramento da ápoca 2022.