Marco de Canaveses: Avança a requalificação da Rua Engenheiro Carneiro Geraldes à Rua da Santa Casa da Misericórdia [C/AUDIO]

Assinatura_Consignação_2020.09.10

A obra de requalificação da ligação da Rua Engenheiro Carneiro Geraldes à Rua da Santa Casa da Misericórdia, em Marco de Canaveses, vai iniciar no dia 14 de setembro. O auto de consignação da empreitada, no valor de 284 mil euros, foi assinado na quarta-feira.

A empreitada, com prazo de execução de cinco meses, é considerada estruturante para a mobilidade nesta área da cidade.

“Nós temos concentrados nesta parte da cidade, além da habitação social, uma escola básica, a escola secundária, o lar da terceira idade, um jardim de infância e um ATL. São bastantes equipamentos sociais, com dinâmicas próprias, e um conjunto muito significativo de pessoas a moverem-se diariamente”, diz Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

“Esta obra é estruturante para melhorar-mos a mobilidade e é motivo de orgulho para este executivo e para todos aqueles que deram o seu contributo”, acrescenta.

A intervenção vai permitir a criação de um corredor viário, mas careceu do aval do arquiteto Siza Vieira, que sempre se mostrou desfavorável quanto a uma intervenção do género naquele local, pela proximidade do complexo  da Igreja de Santa Maria.

“É verdade que nos últimos 15 anos o arquiteto Siza Vieira não tinha mostrado abertura para permitir a circulação automóvel nesta zona. Contudo, apresentamos alguns argumentos aos quais foi sensível, nomeadamente a mobilidade, mas também a visibilidade da própria igreja”, realça.

A obra de requalificação da logação da Rua Engenheiro Carneiro Geraldes à Rua da Santa Casa da Misericórdia integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) com intervenções em vários pontos da Cidade de Marco de Canaveses.

 


Cristina Vieira | Presidente da CM de Marco de Canaveses