Marco de Canaveses: Auditório da Igreja de Santa Maria recebe encontro sobre “Educação Inclusiva” [C/AUDIO]

EducacaoInclusiva_2019.04.11

“Educação Inclusiva: um novo paradigma da escola” é o tema do I Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, a realizar no dia 12 de abril, no Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria.

A iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa insere-se na estratégia educativa do projeto “Tâmega e Sousa Educa” e num objetivo mais vasto traçado pelo Governo de olhar para a escola e o aluno de forma mais inclusiva.

“A escola tem que estar preparada para os alunos que são diferentes, pessoas que têm ritmos diferentes”, considera Telmo Pinto, o primeiro-secretário da CIM – Tâmega e Sousa.

Esta ação tem a ver com o plano inovador e de combate ao insucesso e abandono escolar, e na perspectiva de “uma educação cada vez mais focada no aluno e na sua especificidade”, acrescenta.

A iniciativa decorre em articulação com os 11 municípios da região e tem lotação esgotada.

“Temos mais de duzentas pessoas inscritas. Infelizmente não vamos conseguir responder a todas. Vamos ter aqui dos melhores académicos, pessoas que se debruçam, que investigam e que trabalham no terreno com esta realidade. Ao longo do dia vamos falar, mas também trabalhar e fazer pequenos workshops de trabalho colaborativo no sentido das escolas se unirem, e acima de tudo, de se prepararem para este novo desafio que é a educação inclusiva”, conclui.

O painel da manhã contará com as intervenções do Delegado Regional de Educação da Região Norte da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Diretora de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral de Educação.

Seguem-se quatro workshops temáticos, a decorrer em simultâneo, orientados pelo Presidente do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e por docentes da Universidade Católica Portuguesa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

A tarde será conduzida por representantes do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do CFAE MarcoCinfães – Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães.

Os comentários às conclusões dos workshops da manhã estarão a cargo do Diretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

 


Telmo Pinto | Primeiro Secretário da CIMTS