Marco de Canaveses: Associação dos Amigos do Marco organiza conferência sobre José Monteiro da Rocha (C/ AUDIO)

Conferencia_JoseMonteiroRocha_2017.11.21No próximo sábado (25 de novembro), a Associação dos Amigos do Marco organiza uma conferência sobre “José Monteiro da Rocha – da reforma Pombalina da Universidade de Coimbra à astronomia”, no auditório municipal de Marco de Canaveses, pelas 16h00.

A organização convidou o académico Fernando Figueiredo, autor de uma tese de doutoramento sobre José Monteiro da Rocha, “uma personalidade nascida no concelho de Marco de Canaveses, na época, (fins do sec XVIII e princípios do sec XIX), foi uma referência em termos académicos e políticos”, contudo, “para os marcoenses é um ilustre desconhecido”, diz o presidente da Associação dos Amigos do Marco, António Ferreira.

Para além de Fernando Figueiredo, “que prontamente acedeu a vir ao Marco falar de José Monteiro da Rocha”, também vão estar presentes os académicos Eugénio dos Santos e Fernando Baldaia.

“Penso que vai ser um momento enriquecedor da história do nosso concelho”, frisou.

No decorrer da conferência, a associação dos Amigos do Marco em parceria com a Associação de Escritores Marcoenses vai proceder ao lançamento do concurso literário “Adriano de José Carvalho e Melo”, o fundador do concelho de Marco de Canaveses.

Com este concurso “pretendemos desenvolver e incentivar o gosto pela escrita e pela leitura e queremos envolver a comunidade educativa”, explicou.

Para mais tarde fica a realização de “uma conferência sobre o percurso e obra” de Adriano José de Carvalho e Melo, anotou.

 


António Ferreira | Presidente da Associação dos Amigos do Marco