Marco de Canaveses: Associação Amigos de Tongóbriga inaugura Biblioteca Comunitária [C/AUDIO]

BibliotecaTongobriga_2019.05.21A Associação dos Amigos de Tongóbriga (AAT) inaugura no sábado, dia 25 de maio, a Biblioteca Comunitária, na sede da extinta Junta de Freguesia do Freixo.

O espaço, cedido pela Junta de Freguesia do Marco, pretende ser um ponto de encontro e de mobilização da comunidade local.

“A aldeia está quase desertificada. A nossa ideia é criar um ponto de encontro da comunidade local e de todos aqueles que nos queiram eventualmente visitar, com o pretexto de ter uma biblioteca e dinamizarmos a leitura entre as diversas idades, desde os mais novos até aos mais idosos”, diz a presidente da Associação dos Amigos de Tongóbriga, Luísa Sousa.

No fundo, pretendemos criar ali um ponto de encontro, onde possamos conviver e dinamizar a aldeia do Freixo”, sublinha.

A biblioteca, de cariz generalista, será constituída por doações de livros de diversas instituições públicas e particulares.

“Estamos a pedir a diversas às câmaras municipais, a institutos e a entidades públicas e privadas, livros que possam ser consultados por toda a população. A biblioteca é de cariz genérico”, acrescenta.

Segundo a responsável, a Biblioteca Comunitária Lino Tavares Dias “é uma homenagem ao sócio fundador e impulsionador de Tongóbriga”.

É pretensão da AAT a criação de atividades periódicas que dinamizem a comunidade a visitar a aldeia do Freixo.

“Nós vamos começar já no sábado, durante a tarde, com a Hora do Conto, em que as crianças poderão estar ali a ouvir contos. Também temos a possibilidade de fazer oficinas pedagógicas com jogos de tabuleiro romanos e o jogo do arqueópolio, que será dinamizado pela Escola Profissional de Arqueologia”, conclui.

O programa de inauguração tem início previsto para as 15:00, com atividades direcionadas para os mais novos. Ainda durante a tarde haverá possibilidade de visitar as ruínas e o Centro Interpretativo de Tongóbriga, bem como a visualização do documentário “Tongóbriga: Genius Loci”.

A tarde termina com uma apresentação do Prof. Doutor Lino Tavares Dias sobre a coleção CITCEM, oferecida à biblioteca. Às 18:30 será inaugurada a Biblioteca, com música tradicional e fados de Coimbra.

 


Luísa Sousa | Presidente da AAT