Marco de Canaveses: Aprovado Plano de Transportes Escolares [C/AUDIO]

TransportesMarco_2020.06.17

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses já está a preparar o próximo ano letivo. O Plano de Transportes Escolares foi aprovado em reunião do executivo municipal e prevê um investimento da ordem dos 920 mil euros.

O documento foi elaborado em articulação com os Agrupamentos de Escolas, com as Escolas Profissionais e com as Juntas de Freguesia, e obteve parecer favorável do Conselho Municipal de Educação.

Para Paulo Couto, vereador da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, este plano de transportes “é sem dúvida, essencial para a promoção da igualdade de oportunidades e do sucesso escolar, e vem reforçar e alargar a política de apoio às famílias, nas deslocações dos seus filhos para a escola”.

Esta medida acompanha outros investimentos do município na área da educação, como a aquisição de livros e material didático, as refeições escolares, o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e a manutenção e conservação dos vários equipamentos e edifícios escolares.

“Trata-se de mais um financiamento na educação, fundamental ao desenvolvimento das crianças e jovens marcoenses”, sustenta.

O Município assegura a totalidade do custo com o passe escolar de todos os alunos do 5.º ao 9.º ano do ensino básico, que residam a mais de 3 Km do estabelecimento de ensino. Nos restantes graus de ensino e no ensino especial é assegurada uma comparticipação financeira.

Para os alunos residentes no concelho e que frequentam o Ensino Secundário o Município comparticipa em 50% o custo do passe escolar, desde que não sejam assegurados por outros regimes de apoio, e que residem a mais de 3 km da escola mais próxima ou a estudar em escolas fora do concelho, ou fora da área pedagógica, desde que comprovada a não existência da vaga ou curso.

Nos circuitos especiais de alunos decorrentes do encerramento de escolas no âmbito da reorganização da rede escolar, designadamente nas Freguesias de Avessadas e Rosém, Bem Viver, Paredes de Viadores e Manhuncelos, Soalhães, Vila Boa do Bispo e Vila Boa de Quires e Maureles, a Câmara Municipal comparticipa em 51 mil euros.

Ainda na realização de circuitos especiais de transporte para alunos com dificuldades de locomoção, que beneficiam de medidas ao abrigo da educação inclusiva, o Município investe cerca de 98 mil euros.

Quanto ao transporte de alunos portadores de deficiência que frequentam respostas sociais fora do concelho, designadamente na Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP) e na Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (Cercimarante), o apoio representa 50 mil euros.

O Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2020/2021 vai abranger cerca de 2450 alunos.

 


Paulo Couto | Vereador da CMMC