Marco de Canaveses: Aprovada candidatura para conservação e restauro da Igreja de Santo Isidoro [C/AUDIO]

IgrejaSantoIsidoro_2020.01.14

A Igreja de Santo Isidoro vai ser alvo de intervenção de conservação e restauro, no âmbito de candidatura conjunta da Associação de Municípios do Baixo Tâmega e da Rota do Românico.

A intervenção, estimada em 250 mil euros, incidirá na cobertura, tetos, vãos e pavimentos, e no arranjo dos espaços do adro.

“No fundo, é um bocadinho dar continuidade ao trabalho de levantamento e acompanhamento que vamos fazendo. A igreja de Santo Isidoro é uma das igrejas que integram a Rota do Românico e era uma necessidade esta intervenção”, diz a diretora Rosário Machado.

“Quando nós cuidamos das coberturas, estamos a garantir que o imóvel fica salvaguardado. As paredes também necessitam de manutenção, assim como as janelas e caixilhos”, acrescenta.

A preocupação com a conservação do templo religioso estende-se ao exterior, estando previsto “o tratamento de muros, os portões de acesso ao adro da igreja e o pavimento de acesso, com a introdução de algum lajeado”.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses  vai apoiar o projeto em cerca de 38 mil euros. Prevê-se que os trabalhos tenham a duração de 10 meses.

A candidatura bem sucedida, enquadra-se num projeto que também prevê intervenções na Igreja de Lufrei (Amarante), no Mosteiro de Santo André de Ancede (Baião) e no centro Interpretativo da Rota do Românico de Veade (Celorico de Basto), no valor de 955. 776, 60€, comparticipado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte.

 


Rosário Machado | Diretora Rota do Românico