Marco de Canaveses: Amigos de Tongóbriga assinalam Equinócio de Outono [C/AUDIO]

EquinocioOutono1_2019.09.09

A Associação Amigos de Tongóbriga celebra no dia 21 de setembro o Equinócio de Outono. A cerimónia que acontece ao final da tarde inclui jantar e visita guiada aos céus. 

O Equinócio do Outono  é a designação que a Astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação.

“Pretendemos criar alguma dinâmica e alguma rotina, para que as pessoas saibam que por altura da chegada do outono, no Freixo se dá as boas vindas à nova estação. O objetivo dar alguma dinâmica a este espaço e fazer com que as pessoas visitem a aldeia”, diz a presidente da Associação Amigos de Tongóbriga, Luísa Sousa.

Este ano há uma novidade no programa: A igreja paroquial do Freixo estará aberta e será palco de alguns momentos musicais, a cargo de um grupo de jovens da terra. Também há uma “visita” guiada aos céus.

“No ano passado houve uma grande adesão com a vinda do Prof. José Matos, da Universidade de Aveiro. Tentaremos manter aquilo que foi um sucesso no ano anterior e queremos mobilizar a comunidade local, em particular os jovens, para mostrarem aquilo de que são capazes”, acrescenta.

Na noite do dia 21 de setembro, o Freixo, uma das Aldeias de Portugal, estará de portas abertas para receber os visitantes que queiram assistir ao Equinócio de Outono.

A Área Arqueológica, a Escola Profissional de Arqueologia e toda a zona envolvente à igreja paroquial vão estar  abertos para visitas. “As pedras também falam”, enfatiza.

As inscrições para o jantar são limitadas ao espaço e carecem de marcação prévia, até ao dia 18 de setembro.

 


Luísa Sousa | Presidente Associação Amigos de Tongóbriga