Marco de Canaveses: 69 bombeiros começam a ser vacinados no sábado [C/AUDIO]

Covid_Vacina_2021.02.11

Metade do efetivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários  do Marco de Canaveses (AHBVMC) começa a ser vacinado contra a covid-19, no próximo sábado. Nesta fase estão abrangidos 69 elementos.

Apesar de se tratar de um processo há muito aguardado ainda fica aquém do desejado.

“O esperado seria vacinar todos os bombeiros. No serviço diário que fazem tanto podem socorrer numa ambulância como num carro de incêndio, logo o desejado seria vacinar todo o efetivo”, refere o comandante da corporação marcoense, Sérgio Silva.

No dia 13 de fevereiro, no Centro de Saúde do Marco, vão ser vacinados metade dos elementos indicados para esta primeira fase.

“Os restantes elementos do grupo de sessenta e nove, aguardamos que seja designada a data para a toma da vacina”, acrescenta.


Pela natureza das funções que exercem e pelo contacto que têm com os doentes, Sérgio Silva defende que os bombeiros deveriam ter sido dos primeiros a ser vacinados.

“Apesar de haver realidades diferentes, os bombeiros são dos primeiros a dar a mão, por isso já deviam estar vacinados, para tranquilidade do corpo ativo e dos seus familiares”.


O arranque da vacinação de bombeiros ocorreu esta quinta-feira e vai prolongar-se pelas próximas duas semanas, abrangendo cerca de 15. 000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais de todo o país.