Lousada: Mercado Histórico revive época Pós-Restauração [C/AUDIO]

MercadoHistorico_Lousada_2019.06.06O Mercado Histórico de Lousada vai realizar-se, de 7 a 10 de junho, na Avenida Senhor dos Aflitos. A organização é da Câmara Municipal.

Nesta feira tardo-seiscentista vai reviver-se a época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil.

“A história aqui é vivida e retratada de uma forma muito próxima. As pessoas vivem e respiram a história mais antiga. Neste caso é uma história de finais do século XVII”, diz o vereador do pelouro da cultura do Município de Lousada, Manuel Nunes.

Durante os quatro dias do certame “será recriado, não só do ponto de vista técnico, mas também com as actividades circenses e as recriações de teatro de rua, este período da nossa historia, que em Lousada acreditamos também tenha acontecido nestes termos”, salienta.

A abertura oficial ocorre na sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 10:00. A tarde vai ser dedicada às boas-vindas dos mais novos com receções teatralizadas ao Mercado.

Pelas 21:00, tem início o ‘Grande Cortejo Escolar’ a que se segue o espetáculo de ‘Preparação da vinda do Rei’, que conta também com a participação dos alunos.

Para além do envolvimento da comunidade estudantil, o programa conta também com a participação do associativismo local.

“Desde a primeira hora que o Mercado Histórico tem essa particularidade de contar com o envolvimento da comunidade, de muitos mercadores e tendeiros. O que tentamos fazer é pegar naquilo que são as valias locais, os atores, as crianças e os jovens das escolas e envolvê-los nesta história”, frisa o titular da pasta da cultura na autarquia lousadense.

No sábado, o destaque vai para a ‘Chegada do Rei D. João V a Lousada’. No domingo há espetáculo de oferendas ao Rei e na segunda-feira será a apresentado o teatro musical ‘O Mercado’.

 


Manuel Nunes | Vereador da Cultura da Câmara de Lousada