Lousada: Ensino da música para os mais pequenos assinala o 20º aniversário

Brincando_Musicando_2019.05.27

O ensino da música em Lousada para os mais pequenos, este ano assinala o vigésimo aniversário. A comemoração da data terá lugar com um espetáculo “Rei Leão”, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, no dia 4 de junho, pelas 18:30, inserido no Festival VILA.

Foi no ano letivo 1999/2000 que o Conservatório do Vale do Sousa propôs às escolas do ensino básico e jardins de infância do concelho aulas de música, em regime de coadjuvação, lecionadas por professores com formação na área, através dos projetos “Brincando Musicando”.

Foram quatro os jardins de infância que acolheram este projeto piloto: Cristelos, Silvares, Igreja-Macieira e Casais. No ano letivo de 2018/2019 foram 25 os estabelecimentos de ensino onde o projeto foi promovido, entre ensino público e particular.

Em 2005 o projeto “Aprender ao ritmo da música” passou a ser uma das atividades da “Escola a Tempo Inteiro”, que hoje são as Atividades de Enriquecimento Curricular.

Por sua vez, o “Brincando Musicando” ficou no terreno sob o domínio do Conservatório do Vale do Sousa em estreita articulação com os agrupamentos de escolas e as comissões e associações de pais.