Lousada: Concelho vai ter primeiro trilho florestal inclusivo

TrilhoInclusivo_2022.01.11

A Mata de Vilar, na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior,  vai ter disponível o primeiro trilho florestal inclusivo do país, acessível a pessoas com vários tipos de deficiência e mobilidade reduzida.

O município de Lousada viu recentemente aprovado o projeto “Mata de Vilar: Turismo Verde e Acessível das terras do Vale do Sousa, que prevê várias benfeitorias ao nível da sua preservação e na melhoria da experiência de visitação para todos os tipos de público.

O trilho florestal inclusivo e acessível, homologado para utilizadores invisuais ou com mobilidade condicionada, com uma extensão aproximada de 800 metros, estará disponível em breve. Em contexto florestal, este trilho inclusivo vai ser único no país.

O trilho vai ainda ser complementado com estruturas de apoio à visitação, nomeadamente uma mesa interpretativa sensorial e outros instrumentos de estimulação sensorial e de orientação, reforçando o seu caráter inclusivo.

Este novo trilho é uma adição aos quatro já existentes na Mata, com extensões e graus de dificuldade variáveis (Trilho do Miradouro, Trilho do Medronheiro, Trilho das Alamedas e Trilho Histórico).