Lousada: Concelho associa-se à campanha nacional “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

MesPrevencaoa_2024.03.27

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lousada associa-se à campanha nacional “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

 

“Serei o que me deres, que seja amor” continua a ser o mote da campanha que vai decorrer durante o mês de abril, tendo como principais objetivos sensibilizar a comunidade para a prevenção dos maus tratos na infância e, simultaneamente, promover uma cultura mais amiga dos Direitos das Crianças.

Assim, vão ser dinamizadas várias iniciativas e atividades dirigidas à comunidade, às famílias e às crianças e jovens do concelho de Lousada. Exemplos são a exposição do Laço Azul nos principais edifícios municipais e a iluminação dos Paços do Concelho e a iniciativa “Sou criança/jovem, é claro que tenho direito a …” com vídeos informativos sobre os direitos na voz das crianças e jovens dos vários agrupamentos de escola do concelho.

A Junta de Freguesia de Macieira, e várias coletividades da freguesia, vão desenvolver a iniciativa “Serei o que me deres, que seja também saúde”, à qual a CPCJ de Lousada se associa.

Assim, no dia 7, domingo, durante a manhã, na Escola Básica de Macieira vão ser dinamizados rastreios na área da saúde para crianças e jovens e adultos, e promovidas atividades de lazer para as famílias.

“Em Torno dos direitos das crianças e jovens” é a designação do evento promovido pela Junta de Freguesia do Torno, com o apoio da CPCJ de Lousada que vai realizar-se no dia 14, de manhã.

Vão ser desenvolvidas outras ações até ao final de abril, pretendendo-se uma relação de parceria e colaboração com a comunidade.