Lousada: Concelho acolhe as XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Jornadas ASPEA_2019.03.07

O Auditório Municipal de Lousada recebe de 15 a 17 de março,as XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, sob a designação “Educação Ambiental e diálogo intergeracional: oportunidades e sinergias”. Uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) com o apoio do Município de Lousada.

Segundo fonte da organização, é esperada a presença no evento, do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, e de representantes da Direção-Geral de Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Agência Portuguesa do Ambiente.

O programa das Jornadas inclui, para além de conferências, exposições, oficinas pedagógicas e saídas de campo. Estão confirmados vários nomes de referência na área como Ignace Schops, da Federação EUROPARC, Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, Edgar Gaudiano, Universidade Veracruzana – México, e Pablo Meira, da Universidade de Santiago de Compostela.

Do programa das Jornadas fazem parte três eixos temáticos. O primeiro é relativo à “Educação Ambiental: diálogo intergeracional e inclusão social”, seguindo-se a “Educação Ambiental na valorização das comunidades locais” e também a “Educação Ambiental: abordagens cooperativas, artísticas e de bem-estar”.

Estas jornadas trazem uma oportunidade de valorizar a intergeracionalidade no desafio das crises ambientais atuais, através de diversos recursos ao serviço da Educação Ambiental, nomeadamente, em espaços públicos e em equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA), como são os centros de educação ambiental, centros de interpretação, museus, aquários, entre outros, como espaços com grande potencialidade de “fazer e ser cidadania”, de forma acessível.

Neste encontro, vai também ser abordada a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) que vigora até 2020.