Lousada: BioFest com propostas diversificadas em locais distintos do concelho

BioFest2018.06.06A segunda edição do Biofest, um festival que liga a animação ambiental à cultura vai realizar-se no sábado, em Lousada.

O BioFest tem um programa variado, com atividades gratuitas para vários públicos e em diferentes locais do concelho.

No sábado, entre as 9:30 e as 12:30, a Vila de Lousada vai ser palco do Green Quiz, uma caminhada com desafios de interpretação da natureza para todas as idades.

A partir das 15:00 vão ser promovidas diversas oficinas pedagógicas em locais distintos do concelho.

“Será lixo? Será luxo?” é o tema da oficina de reaproveitamento de resíduos apresentada no Parque de Casais. No Parque do Ameal o mote dos trabalhos é “Madeira morta, natureza viva!”, e vai ser criado um luxuoso ‘hotel para insetos’, que vai contribuir para a preservação da biodiversidade local.

Também o Parque de Sousela vai ser palco de uma oficina intitulada “Um ninho para um bichinho”, onde os participantes vão ter a oportunidade de construir e levar consigo caixas-abrigo para aves e morcegos. No Parque da Torre de Vilar a designação da atividade é “Bombas de Vida”, onde vão ser fabricadas divertidas bolas de sementes.

Os mesmos Parques de Lazer vão ser palco de espetáculos de teatro protagonizados por grupos locais, a partir das 21h30. “A loja dos Suicídios”, pelo grupo Vidas em Cena, em Casais, “Corno à força”, no Ameal, pelo grupo de teatro Linha 5, “Precisa-se de uma personagem”, em Sousela, pela associação Letras 100 Cessar, e “A boda do graxa”, em Vilar, pelo Teatro Experimental Magnetense.

O Festival, é uma iniciativa do Município de Lousada em parceria com a Associação BioLiving.