JET SKI: Copa Ibérica decide-se este fim-de-semana em Alpendorada [C/AUDIO]

JetSki_2020.10.16

A zona ribeirinha do parque de Lazer da vila de Alpendorada, em Marco de Canaveses, vai receber no fim-de-semana a derradeira etapa da Copa Ibérica de Jet Ski e motas de água. A competição vai coroar os novos campeões ibéricos 2020.

São esperados “cerca de 40 pilotos, entre portugueses e espanhóis”, revela Pedro Martins, promotor do evento, com destaque para a presença do campeão do mundo Gonçalo Rodrigues.

Pedro Martins explica que não é possível repetir o mesmo número de participantes de edições anteriores, devido “à atual situação pandémica”.

“De qualquer maneira, vamos ter um excelente número de pilotos na mesma e vamos ter a oportunidade de fazer a entrega dos títulos de campeões ibéricos e nacionais. São as provas que fecham a temporada, ou seja, é aqui que se vai decidir tudo”.


Nos últimos anos, a prova que deu origem ao GP do Marco de Canaveses tem-se realizado no parque fluvial do Tâmega.

Porém, este ano a Copa Ibérica foi deslocalizada para a vila de Alpendorada. O vereador com o pelouro do desporto do Município de Marco de Canaveses, Paulo Couto, justifica a mudança para efetivar “um compromisso assumido de dinamizar e levar as atividades a outros pontos do concelho”.

“O Parque de Lazer de Alpendorada tem condições únicas. É de fácil acesso e com um bom parque de estacionamento. É uma zona que facilmente conseguimos vedar para fazer o ‘paddock’ para os pilotos. E depois é um local onde temos uma reta com dois quilómetros de água. Se calhar, é o melhor local do país para receber uma prova deste género”, afirma.


Pedro Martins acrescenta que “há provas do Mundial que não dispõem das mesma condições”.

O GP de Marco de Canaveses servirá também de teste para uma eventual “candidatura ao Campeonato da Europa de Jet Ski, de 2021”.

“Claro que para isso acontecer, nós temos que perceber o local. O local é novo e vamos, ao longo destes dias, tentar identificar as carências e perceber o que é necessário melhorar para eventos futuros e de maior dimensão”, revela.


Tendo em conta o atual contexto de pandemia da Covid-19, Pedro Martins garante que está elaborado um plano de segurança para esta Copa Ibérica de Jet Ski, que seguirá “as orientações da Direção-Geral da Saúde”.

“Será obrigatório o uso de máscara, as entradas e saídas do ‘paddock’ terão álcool gel e será feita a medição de temperatura a todos os intervenientes ao evento. Além disso, haverá um distanciamento, entre tendas, de dois metros. Teremos um grande vento, com todas as condições, e com segurança garantida”, assegura.


Quanto ao programa do GP de Marco de Canaveses de Jet Ski, estão agendados para este sábado, entre as 10:00 e as 13:00, os treinos livres e cronometrados. Entre as 14:00 e as 17:00 realiza-se a primeira Manga.

No domingo, entre as 9:00 e as 16:00, disputam a segunda e terceira Mangas. A entrega de prémios está prevista para as 16:30.

A competição é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e a Projet, e é homologada pela Federação Portuguesa de Motonáutica, a Real Federación Española de Motonáutica e UIM – Union Internationale Motonautique.