Infraestruturas de Portugal concluiu estabilização de taludes da Linha do Douro

tunel_campainha_2017-01-05A Infraestruturas de Portugal concluiu duas empreitadas de estabilização de taludes na Linha do Douro, com um investimento global a 150 mil euros.

A primeira empreitada visou o tratamento dos emboquilhamentos dos túneis de Campainha, entre a Estação de Livração e Marco de Canaveses; Ribouro, entre a Estação da Ermida e Rede, e Fontainhas I, localizado entre as estações de Vargelas e Pocinho

Nos emboquilhamentos destes túneis, constituídos pelos taludes frontais e laterais foram detetadas algumas anomalias que, segundo a empresa, poderiam comprometer a estabilidade dos mesmos.

Agindo de modo preventivo, a empresa procedeu ao tratamento dos taludes com um sistema de redes e cabos de aço moldados e pregados aos taludes.

Esta solução técnica, para além de menos onerosa face, por exemplo, à estabilização por aplicação de betão projetado, teve igualmente em conta a geologia local e o enquadramento paisagístico, uma vez que os locais estão inseridos na zona protegida do Alto Douro Vinhateiro, inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO.

Também na Linha do Douro foi concluída a empreitada de estabilização do talude localizado entre as estações de Pala e Mosteirô onde, em janeiro de 2016, devido à forte precipitação, ocorreu um deslizamento de terras que teve como consequência o descarrilamento de um comboio.

A estabilização foi efetuada com recurso à aplicação de manta geossintética, pregagens constituídas por varões, e seladas com calda de cimento e redes, assim como drenagem de crista e base de talude.