FUTEBOL: Vila Caiz estreia-se domingo na Taça de Portugal: “É um jogo para usufruir” [C/AUDIO]
O próximo domingo será um dia histórico para o Vila Caiz. O clube do concelho de Amarante vai disputar pela primeira vez uma eliminatória da Taça de Portugal em futebol.
A equipa aurinegra, que se qualificou para a prova rainha do futebol português, mercê da conquista da Taça da Associação de Futebol do Porto (AFP), na época passada, vai defrontar o Amora, atual oitavo classificado da Série B da Liga 3.
O treinador José Oliveira considera que este será um momento para “jogadores, clube e freguesia usufruírem” e reconhece o favoritismo de um adversário que disputa um escalão superior, mas avisa que o Vila Caiz vai tentar aproveitar “a mínima distração” do Amora para poder atingir a fase seguinte da Taça.
“Sabemos que o adversário tem um plantel totalmente profissional, é competente, joga na Liga 3, mas temos a nossa arma, que é aquilo que nos tem trazido até aqui, que é todos a lutar pelo mesmo. Se tivermos um por cento de possibilidades, vamos agarrar-nos a esse um por cento”, vincou.
Para o duelo com o Amora, o Vila Caiz terá de trocar o piso sintético do seu recinto de jogos, com o qual está familiarizado, pelo relvado natural do Estádio Municipal de Amarante. Uma situação que José Oliveira considera “irrelevante”.
“O Amora joga num relvado natural e vai ter a oportunidade de jogar num excelente relvado natural, mas isso para nós não será uma desvantagem. Se nós gostamos de jogar, e de jogar bem, isso até será uma vantagem, e tem de ser prazeroso”, afirmou.
O encontro entre Vila Caiz e Amora é referente à segunda eliminatória da Taça de Portugal. Na primeira ronda, a duas equipas ficaram isentas. A partida está agendada para as 15:00, no Estádio Municipal de Amarante.
Esta eliminatória contará ainda com a presença de outras cinco equipas da região. O sorteio ditou mesmo um dérbi regional entre GD Resende e FC Felgueiras. A formação recém promovida ao Campeonato de Portugal recebe o emblema da Liga 3, no Estádio Municipal de Fornelos, também no domingo, Às 15:00.
O GD Resende chegou a esta fase da competição após ter eliminado o Leça FC, fora de portas, após prolongamento (1-2), enquanto o FC Felgueiras goleou o Mondinense, em casa, por 5-2.
O FC Penafiel que faz a estreia na prova esta época – as equipas da II Liga ficaram isentas na primeira ronda – desloca-se até ao Estádio de São Miguel (11:00) para medir forças com o Gondomar, adversário do Campeonato de Portugal e que afastou o Rebordosa com um triunfo, por 1-0.
O União de Paredes volta a jogar fora de casa. Depois de ter eliminado o FC Alpendorada, a equipa orientada por Eurico Couto, a militar na Liga 3, terá desta vez uma deslocação mais longa. Vai discutir a continuidade na prova frente ao Oriental, clube dos distritais de Lisboa (15:00).
O Paivense, representante dos distritais de Aveiro e que ficou isento na primeira eliminatória, atuará frente ao Tirsense, do Campeonato de Portugal (15:00).