FUTEBOL: Treinador José Oliveira renova contrato com Marco-09 [C/AUDIO]

RenovacaoJoseOliveira_2020.05.21

As eleições no Marco-09 estão marcadas para 6 de junho, mas a atual direção, que se vai recandidatar, já começou a preparar a próxima temporada. José Oliveira continuará ao leme da equipa principal.

José Oliveira vai continuar a orientar o Marco-09 em 2020/2021. O treinador, de 42 anos assumirá o comando do emblema encarnado pela quinta época consecutiva. Terá Rui Amaral como ajunto e Rui Saraiva como técnico de guarda-redes.

O prolongamento do vínculo contratual é visto pelo presidente Eduardo Filipe como um processo “natural”, tendo em conta o trabalho que o técnico desenvolveu nos últimos anos.

Recorde-se que José Oliveira assumiu a liderança da equipa encarnada na 2ª distrital, em abril de 2017, quando substituiu João Paulo Teixeira no cargo, tendo conduzido o Marco-09 à 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

Em 2017/2018, colocou o clube na Divisão de Honra e levou-o às meias-finais da Taça AFP. Na temporada seguinte, promoveu a formação de Marco de Canaveses à Divisão de Elite.

Em 2019/2020, na estreia no principal escalão da AFP, o Marco-09 ocupava o quinto posto da tabela, e estava envolvido na luta pelo ‘play-off de promoção, quando a prova foi suspensa devido à pandemia da Covid-19.

“Os números provam que o José Oliveira tem feito um trabalho extraordinário e confiamos muito nele. A sua continuidade só ficaria em causa se ele não aceitasse a nossa proposta”, adianta Eduardo Felipe.


“Foi um entendimento natural. O José Oliveira também gosta muito do Marco, já se habituou ao clube e às pessoas. E ele também acredita nesta direção, porque somos cumpridores, pagamos a tempo e horas, e isso é uma segurança”, vinca.

Eduardo Felipe acrescenta que processo de construção do novo plantel já começou.

“Praticamente renovámos com os jogadores do plantel que queríamos. Infelizmente, a pensar no futuro, e para cumprir o que prometemos, tivemos de fazer alguns cortes e dispensar alguns atletas. As entradas não serão muitas, mas serão mais-valias”, desvenda.


O Marco-09 vai disputar a Divisão de Elite AFP, prova que, na nova época, sofrerá um alargamento para 36 clubes, 18 em cada série.

O presidente do clube encarnado espera um campeonato “ainda mais competitivo” e com adição de interesse devido à participação de “mais dois clubes da região, como Aparecida e Felgueiras B”.

Além disso, lembra Eduardo Felipe, com a criação da Super Elite em 2021/2022 “terminar fora dos primeiros nove lugares será o mesmo que descer de divisão”.


O dirigente adianta que “o objetivo é fazer um campeonato igual ou melhor do que o da temporada passada”. A intenção inicial até era “apostar tudo” na promoção aos nacionais, mas a pandemia da Covid-19 veio refrear as intenções do clube.


“O Marco-09 é um clube cumpridor e honra os seus compromissos com jogadores, treinadores e fornecedores. Com a atual situação da Covid-19, temos medo de falhar. Isso deixa-nos reticentes nessa aposta para a próxima época, porque nós queremos cumprir. Nós queremos subir, mas não a todo o custo”, esclarece.

 


Peça Rádio | Reportagem de Luís Miguel Nogueira