FUTEBOL: São Lourenço Douro estreia-se na Honra com poucas mudanças [C/AUDIO]

SaoLourenco_2018.08.09

“Fazer campeonato tranquilo”. É o objetivo do São Lourenço do Douro para a época 2018/2019. Quase todos os jogadores do plantel transitam da época passada. António Sousa mantém o cargo de treinador principal.

O São Lourenço do Douro vai participar pela primeira vez na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP), mas pouco irá mudar na estrutura da equipa que, na temporada anterior, terminou no 3º lugar da série 2 da 1ª distrital.

António Sousa permanece como timoneiro do clube verde e branco. Quase a totalidade dos jogadores do plantel transitam da época transata. Os reforços serão escolhidos a dedo, apenas para “posições carenciadas”.

“O São Lourenço tem de viver dentro das suas possibilidades e dentro daquilo que é a sua realidade, não ultrapassando aquilo que pode gastar. Vamos ficar com o plantel do ano passado quase a 100%. E para pô-lo competitivo vamos reforçar em algumas posições para onde não temos jogadores”, desvenda o técnico.


Até ao momento, são conhecidas seis aquisições: David Dias (ex-Rio Moinhos), Paulinho e Tiago Silva (ex-Sabariz), Bruno Pinto (ex-Lamoso), Fábio Bessa (ex-Cabeça Santa) e José Moreira (ex-Ataense).

António Sousa aposta “num trabalho sério e bem delineado para poder competir com equipas com outras possibilidades”.

“Mas não nos lamentamos por isso, nem vamos arranjar desculpas. Sabemos que temos jogadores com qualidade individual, houve um crescimento no ano passado, há um entrosamento e um conhecimento do modelo e a forma de jogar do treinador”, sublinha.

O treinador, de 34 anos, confessa que disputar a mesma competição dos vizinhos Alpendorada, Marco-09 e Livração “é uma motivação para os jogadores, para a equipa técnica e para os adeptos”.


O São Lourenço do Douro vai ter um arranque de temporada verdadeiramente alucinante, com três dérbis concelhios nas 6 primeiras jornadas.

A ronda inaugural será em Caíde de Rei, a 9 de setembro. Depois, na segunda jornada, a 16 de setembro, recebe o Alpendorada. Na terceira, dia 23, vai à Livração. Segue-se Atlético de Rio Tinto e Folgosa da Maia, antes da receção ao Marco-09, na sexta ronda, a 21 de outubro.

António Sousa garante que a equipa “vai estar preparada” para jogos tão complicados.

“É um início mesmo muito forte para o São Lourenço, mas temos de olhar para estes jogos de forma tranquila, sabendo que todos vão ser difíceis. Penso que o campeonato é ultra competitivo, o São Lourenço tem que se colocar como um outsider e olhar para cada jornada como uma final, se quiser realizar uma prova tranquila. Temos de trabalhar muito e bem para fazer o maior número de pontos possível”, afirma.


O São Lourenço do Douro tem alguns jogos de preparação agendados, com Paço de Sousa (dia 18, às 17:00), São Vicente Pinheiro (dia 22, 20:00), Macieira (dia 25, às 16:00) e Paivense (dia 29, às 20:00).