FUTEBOL: Nuno Andrade renova com FC Felgueiras [C/AUDIO]

NunoAndrade_2020.05.21

Nuno Andrade vai continuar ao serviço do FC Felgueiras na próxima temporada. O técnico, de 31 anos, quer dar continuidade ao trabalho que desenvolveu no clube no final da temporada passada.

Nuno Andrade chegou a Felgueiras em fevereiro. Comandou a equipa azul grená em apenas cinco jogos na série B do Campeonato de Portugal (CdP), antes da suspensão da prova devido à pandemia da Covid-19. Somou quatro vitórias e um empate frente ao líder e promovido Arouca.

Por isso, a renovação de contrato “é o reflexo do que foi feito em tão pouco espaço de tempo”, reconhece o treinador.

“Foi fácil chegar a acordo. Quando fomos apresentados na parte final da temporada passada já havia a vontade de ambas as partes em continuar. Só tivemos que formalizar essa vontade”, acrescenta.


Nuno Andrade lamenta o fim precoce do campeonato, numa fase em que “a equipa estava numa ótimo momento”. “A equipa estava a começar a interiorizar aquilo que eram as nossas ideias, o nosso modelo de jogo. E dado o calendário, perspetivávamos coisas muito positivas nas nove jornadas que faltavam”, confessa.

O CdP sofrerá uma reestruturação na próxima época. A prova será disputada por 96 clubes, que serão divididos em oito séries de doze equipas. O primeiro classificado de cada série apura-se para um ‘play-off’ de acesso à II Liga, do qual sairão os dois promovidos. As restantes seis equipas garantem entrada direta na III Liga.

Os clubes que terminarem entre o segundo e o quinto lugares de cada série jogarão uma fase de acesso à III Liga, para determinar os restantes 16 apurados para a primeira edição da nova prova da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Nuno Andrade recusa estabelecer, no imediato, objetivos para a próxima época, porque ainda há muitas indefinições. No entanto, deixa escapar a ideia de que “o Campeonato de Portugal é pequeno para a grandeza do Felgueiras”. “Um clube como o Felgueiras tem que ambicionar sempre os lugares cimeiros”, salienta.


Ainda assim, o jovem treinador antevê uma época muita complicada. “Com 12 equipas numa série, a margem de erro é muito curta. Vamos jogar contra adversários fortes. Será muito difícil, seja para que equipa for, terminar o campeonato em primeiro lugar”.

O plantel do FC Felgueiras para 2020/2021 está em fase construção. “A prioridade é manter o máximo de jogadores possíveis da temporada anterior e depois tentar reforçar a equipa ao detalhe”, revela Nuno Andrade.


O técnico azul grená garante também que não terá qualquer problema em manter a aposta em “jogadores mais novos e oriundos da equipa B”, tal como fez na época passada.


Com passagens pelos escalões de formação de FC Porto e Moreirense, Nuno Andrade já tinha estado ao serviço dos felgueirenses em 2016/17, então como treinador adjunto. De seguida, rumou à China onde durante duas épocas foi coordenador de formação do Shijiazhuang Ever Bright.

 


Peça Rádio | Reportagem Luís Miguel Nogueira