FUTEBOL: Marco e Alpendorada defrontam equipas de Gondomar no arranque da Elite [C/AUDIO]

MarcoAlpendorada_2019.05.07

O sorteio do calendário da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP), que decorreu ontem à noite, colocou equipas gondomarenses no caminho de Marco-09 e Alpendorada no arranque do campeonato.

O Marco-09 vai deslocar-se a São Pedro da Cova, na 1ª jornada, marcada para 1 de setembro. Já o Alpendorada começa, em casa, perante o Sousense.

José Oliveira, treinador do Marco, admite que a estreia no principal escalão da associação portuense será no reduto de um adversário “de qualidade enorme que, na época anterior, andou sempre nos lugares que davam acesso à fase final”.


“Sabemos que é um clube que, desde o ano passado, tem tido uma estrutura muito forte, que vem apresentando qualidade de jogo e uma grande equipa. É evidente que, sendo em casa deles, mais difícil se torna. Mas vamos para São Pedro da Cova com o intuito de ganhar”.

O primeiro jogo do conjunto encarnado dentro de portas acontece à 2ª jornada, a 8 de setembro, diante do Vila Caiz.

“É um jogo que mexe muito comigo. Foi onde comecei como treinador de equipas sénior federadas. É um clube que me diz muito e onde uma grande amizade com as pessoas e o presidente. Tenho também um grande respeito pelo treinador Paulo Amor”, confessa José Oliveira.


“Portanto, será um dérbi regional que vai trazer muitas emoções e do qual sairá vencedor a equipa que for mais concentrado e cometer menos erros”, acrescenta.

Durante a primeira volta do campeonato, o Marco-09 vai receber a maioria dos potenciais candidatos à subida.

Aliados de Lordelo. Aliança de Gandra, Tirsense, Vila Meã, Freamunde, Rebordosa e Lixa visitam o estádio Municipal ainda durante a primeira metade da competição.

O Marco vai reencontrar o vizinho e rival Alpendorada em duas ocasiões. Na primeira volta, os azuis e brancos jogam em casa, a 8 de dezembro.

A19 de abril do próximo ano, será a vez do emblema encarnado atuar na condição de visitado, na penúltima jornada da prova. José Oliveira espera ter, na altura, as contas da manutenção já resolvidas. Uma coisa é certa: serão dois duelos de grau de dificuldade elevado.

“O Alpendorada ficou com uma grande parte de jogadores que tinha do ano passado, reforçou-se ainda melhor. Portanto, se já era uma equipa extremamente difícil, será certamente uma equipa muito mais difícil. Mas no momento certo vamos preparar-nos para eles. Aquilo que eu desejo, são grandes jogos e com o máximo fair-play e respeito possível entre todos”, adianta.


Tal como José Oliveira, Renato Coimbra, técnico dos azuis e brancos, deseja que na penúltima jornada do campeonato, quando Marco e Alpendorada voltarem a medir forças, as duas equipas “já estejam dentro dos objetivos a que se propuseram”.


“Este ano não vamos ter só o dérbi com o Marco. Temos várias equipas geograficamente muito próximas e com o Marco será mais um. Não posso negar que é especial para nós, mas será mais um, e falta ainda muitos meses para esse jogo chegar”, reforça.

O Alpendorada começa a sua particpação na Divisão de Elite, em casa, frente ao Sousense. Segue-se depois duas deslocações fora, a Rebordosa e a Vila Meã, antes da receção ao Lixa.

Renato Coimbra reconhece que “é um inicio muito complicado”. “Se as coisas correrem bem, pode ser visto como um início positivo, se as coisas correrem pior vamos dizer que tivemos um início dificil, mas vamos ter de jogar contra todos”.


Para Renato Coimbra, realizar o primeiro jogo da época em casa só será proveitoso se o Alpendorada conquistar os 3 pontos.

“Se me perguntarem se eu gosto mais de começar em casa ou começar fora, não tenho nenhuma preferência. O que eu queria mesmo era começar com uma vitória, isso é que era importante para nós”, sublinha.


A Divisão de Elite da AFP principia a 1 de setembro. Para além dos jogos Alpendorada – Sousense e São Pedro da Cova – Marco-09, o sorteio ditou ainda os seguintes embates para a ronda inaugural:

Lousada – Aliança de Gandra

Aliados de Lordelo – Sobrado

Vilarinho – Tirsense

Vila Caiz – Barrosas

Lixa – Freamunde

Vila Meã – Rebordosa