FUTEBOL: Marco-09 reforça plantel com avançados brasileiro e argentino [C/AUDIO]

Marco_2021.02.19

O Marco-09 já iniciou a reestruturação do plantel para colmatar a recente saída de seis jogadores para outros emblemas. Os avançados Juan Leite e Agustín Guerra são os novos reforços da equipa orientada por José Oliveira.

Juan Leite é um extremo brasileiro que chega a Marco de Canaveses proveniente do Condeixa, 7º classificado da série E do Campeonato de Portugal (CdP).

JuanLeite_2021.02.19

O jogador, de 26 anos, com formação no Botafogo, “aterrou” em Portugal na época 2015/16 para representar o Alcaçovense, dos distritais de Évora, tendo depois prosseguido carreira no Juventude de Évora, Praiense e Atlético de Reguengos, até ter ingressado, na época passada, no clube do concelho de Coimbra, onde realizou 32 jogos e marcou três golos.

Agustín Guerra é um ponta-de-lança argentino, contratado ao Vilar de Perdizes, um dos líderes do principal escalão da Associação de Futebol de Vila Real, ao serviço do qual apontou seis golos em oito jogos, esta temporada. O jovem, de 20 anos, com passagem pela formação do Estudiantes De La Plata, chegou ao nosso país na época anterior para representar o Mirandês.

Agustin_2021.02.19

O presidente do Marco-09, Eduardo Felipe, explica que o clube “aproveitou uma boa oportunidade de negócio”, tendo adquirido “dois jogadores livres e que serão mais-valias para o plantel encarnado”.

“Depois das seis saídas que tivemos, precisávamos trazer qualidade idêntica ou superior e, sobretudo, necessitávamos de equilibrar o plantel, que estava descompensado. Nós gostamos de ter um plantel equilibrado, com dois jogadores por posição, e estas duas entradas vêm colmatar as saídas no setor ofensivo”, esclarece.


O período de inscrições na Associação de Futebol do Porto (AFP) encerra a 28 de fevereiro. Até lá, Eduardo Felipe admite que o Marco-09 deve apresentar, pelo menos, “mais dois novos elementos”.

“Um será para o ataque, um avançado diferente do Agustín, e outro para o meio-campo, para colmatar a saída do Jimmy. Para essas posições deveremos ter novidades nos próximos dias. Estamos a trabalhar para isso e em contacto com empresários e jogadores. A dificuldade, neste momento, é o facto de alguns atletas estarem vinculados a outros clubes, mas acredito que vamos conseguir negocia-los”, revela.

Em relação à contração de um defesa-central, para suprir a saída de Gustavo para o Vila Real, Eduardo Felipe adianta que a solução está dentro de casa.

“Nós temos no plantel o Jonas, que ainda é júnior. Ainda não teve muitas oportunidades por causa do excesso de estrangeiros, mas tem muita qualidade, e acreditamos que é o jogador certo para essa posição”.


Recorde que o Marco-09 foi obrigado a recorrer ao mercado após ter perdido, recentemente, seis jogadores para outros emblemas. Gildo e Jimmy Ekua rumaram ao Sp. Espinho, Edmilson ingressou no Vilaverdense, Gustavo foi transferido para o Vila Real, Mbala seguiu para o Fgura United, da II Liga de Malta, e Serrinha reforçou o Vila Boa do Bispo.

Aquando da suspensão da Divisão de Elite da AF Porto, o Marco-09 ocupava o quinto lugar da tabela, com 25 pontos, a dois de distância de um lugar de acesso ao ‘play-off’ de promoção. A prova deverá regressar em abril, com a realização de duas jornadas por semana, ao domingo e quarta-feira.