FUTEBOL: Marco-09 iniciou trabalhos de pré-época com plantel ainda por fechar [C/AUDIO]

Marco_2022.08.02

O Marco-09 iniciou os trabalhos de pré-temporada, na manhã de segunda-feira, com cerca de 30 jogadores no relvado, mas alguns ainda a cumprir um período de experiência. O novo técnico dos encarnados, Bock, quer mais reforços.

Bock deu nota positiva à primeira sessão de trabalho, tendo em vista a nova temporada na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) e cujo objetivo é a subida ao Campeonato de Portugal (CdP).

O novo treinador do Marco-09 elogiou a vontade dos jogadores “em mostrar trabalho”, mas admite que o plantel “ainda vai sofrer alterações e está longe de estar fechado”.

Bock assume que equipa está necessitada “de dois pontas-de-lança, um ala, um defesa-central e um guarda-redes”, mas confessa que a contratação de reforços para essas posições específicas está a revelar-se difícil devido às elevadas exigências financeiras dos jogadores já abordados.

“O Marco é um projeto novo, mas não é o Benfica, nem o Porto. As pessoas para virem para aqui estão a pedir mundos e fundos. É claro que esta época o investimento é maior, mas certamente houve equipas que subiram que gastaram mais do que aquilo que o Marco vai gastar este ano. Por isso é que estamos a ter algumas dificuldades em contratar. O Marco é um projeto sólido para cumprir, que é o mais importante. Não vamos prometer aquilo que não podemos pagar”, disse.


O Marco-09 parte para a nova época como um forte candidato à promoção ao CdP, mas Bock avisa desde já que a Divisão de Elite “não vai ser um passeio”, lembrando que outros clubes também estão a reforçar-se muito bem neste defeso.

“Quem pensar que isto vai ser um passeio não pode estar neste projeto. As pessoas têm que pensar que vai ser jogo a jogo, semana a semana e treino a treino. Vai ser um campeonato competitivo, acima de tudo. E depois, temos que ter a noção que, pelo facto do Marco ter decidido constituir uma SAD e do investimento ser grande, as outras equipas estão a olhar para nós de outra forma. Mas eu vejo equipas que dizem que vão baixar ao orçamento em 30, 40% e estão a conseguir contratar jogadores que o Marco não conseguiu”, garante.


A versão 2022/2023 do plantel encarnado sofreu uma profunda remodelação. Em relação à época anterior, permanecem no clube o guarda-redes Gonçalo Vieira, os defesas Hugo Pereira, Arthur Lima e Bruno Matos; os médios Francisco André, Vasquinho, Cléber, Alisson Spier e Matheus; e os avançados João Rafael e Fábio Jorge.

Reforços, até ao momento, são apenas nove: os guarda-redes Pedro Freitas (ex-Vilaverdense) e Miguel Martins (ex-Felgueiras); os defesas Ricardo Costa (ex-Aliados de Lordelo), Timóteo (ex-Tirsense) e Manuel Pedro (ex-Vilaverdense); os médios Ibraima (ex-Aliados Lordelo) e João Abreu (ex-Tirsense); e os avançados angolanos Valdinho (ex-Alpendorada) e Abdoul Barri (ex-Santa Marta de Penaguião).