FUTEBOL: Lomba Amarante promovido à 1ª Divisão AF Porto: “É um momento muito feliz para o clube” [C/AUDIO]

Lomba_2022.08.05

Lomba Sport Clube de Amarante foi convidado oficialmente, esta sexta-feira, a disputar a 1ª divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). O emblema amarantino vai estrear-se na competição.

A desistência do São Pedro da Cova, na Divisão de Elite, obrigou a AF Porto a reformular os seus campeonatos e a promover várias subidas via administrativa.

Assim, o conjunto do concelho de Gondomar é substituído no principal escalão distrital pelo Valonguense, que por sua vez cede o seu lugar na Honra ao Sporting Campo, cuja vaga na 1º divisão é preenchida pelo Lomba de Amarante.

João Pedro Silva, técnico da equipa amarantina, não esconde a enorme felicidade pela notícia recebida esta sexta-feira, agradecendo a “todo o grupo de trabalho” que contribuiu para que fosse possível concretizar o momento mais alto da história do clube.

“Hoje é um dia muito feliz, para mim e para a família do Lomba SC Amarante. Parabéns a todos os intervenientes que estiveram comigo na última época”, começou por dizer.


“Estou grato a todo o grupo de trabalho que esteve comigo na época passada. Eu tinha uma pequena esperança de que isto pudesse acontecer. É um prémio para toda a estrutura. Fico muito feliz porque o Lomba já lutava há algum tempo para que isto acontecesse. Disse, há tempos, que gostava que o Lomba fosse um clube de referência no concelho de Amarante. Acho que aos poucos estamos a conseguir isso”, sustenta.

João Pedro Silva admite que a subida à 1ª divisão poderá obrigar a alguns retoques na equipa. No entanto, garante que os jogadores que já estavam contratados, para disputar o segundo escalão, vão permanecer no plantel.


“Os jogadores que estão contratados são jogadores do Lomba e é com esses que eu conto. E não tenho dúvidas que com o plantel que estamos a construir não vamos fazer má figura na 1ª divisão”, assegurou.

Até ao momento, o Lomba Amarante garantiu oito contrações: o guarda-redes Mateus (ex-Castelões); os defesas Carlos e Rafinha (ex-sub 23 Vila Caiz) e Joaõzinho Alves (ex-Livração); o médio Dener (ex-Estradinha); e os avançados Loiro (ex-Resende), Rafa (ex-sub-23 Vila Caiz) e Fábio Sousa (ex-Travanca).

Nuno Moreira (guarda-redes), Gandim, Hélder Morais, Pedrinho e Meira (defesas), Hélder Postiga, Vitor Hugo e Zézé (médios), acertaram a permanência no clube verde e branco.

A equipa técnica do Lomba de Amarante, para além de João Pedro Silva, é constituída ainda pelo adjunto Joaquim Teixeira e pelo treinador de guarda-redes Márcio Teixeira.