FUTEBOL: Livração e Vila Boa Bispo começam no campeonato fora de portas [C/AUDIO]

Livracao_2019.08.03

Desp. Livração e Vila Boa do Bispo são os representantes de Marco de Canaveses na série 2 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). Ambas as formações iniciam a prova, a 15 de setembro, fora de portas, mas com objetivos diferentes.

O Desportivo da Livração começa a sua caminhada na luta pela promoção no concelho de Felgueiras, diante do Várzea, correspondendo à vontade do treinador José Paulo Gonçalves.

“O presidente esteve presente no sorteio. Antes de o sorteio se realizar falamos em relação a essa questão. E curiosamente foi um pedido meu, fazer-se o primeiro jogo fora de casa. Por isso acabou por ser aquilo que pretendíamos”, confessa.


“Em relação ao adversário não há muito a dizer, porque não conhecemos muita coisa sobre o Várzea”, acrescenta.

O primeiro jogo no Américo Monteiro será frente ao Lustosa. Segue-se a deslocação a Sobrosa, antes da dupla jornada caseira diante do Lixa B e Varziela.

A série 2 não terá a presença de Parada e Valonguense, que foram desviados para a série 1. Uma situação que vai “beneficiar” o Livração, no que diz respeito à luta pela subida, é a convicção de José Paulo Gonçalves.

“Acredito que poderiam ser dois fortes candidatos e nesse aspeto acabamos por ser beneficiados. Acredito que nos dará mais margem para podermos alcançar o nosso objetivo. Para já é tudo muito subjetivo, mas essa é uma crença que temos”, argumenta.


O Livração terá como adversário outra equipa de Marco de Canaveses, o Vila Boa do Bispo, que se estreia na prova.

O primeiro dérbi está agendado para a 6ª jornada, 20 de outubro, no reduto vilaboense. Na 21ª jornada, as duas equipas reencontram-se no Américo Monteiro, a 1 de março.

José Paulo Gonçalves assume que ainda dispõe de poucas dados relevantes sobre o rival marcoense: “Aquilo que estamos atentos e aquilo que tem chegado como informação é que se estão a reforçar muito bem”, diz.


Em Vila Boa do Bispo, o treinador Luís Cerqueira assume que os jogos com o Desp. Livração “vão ser especiais”, mas apenas “porque são dérbis”.

“Nessa altura vamos disputar os jogos para os vencer. Sei que o treinador do Livração já se assumiu como candidato e se o conseguirem serei o pirmeiro a dar-lhe os parabéns”, refere.


O Vila Boa do Bispo vai fazer  a estreia na 1ª Divisão AFP, em Paços de Ferreira, no terreno do Citânia de Sanfins.

“Sei que o Ricardo Barros [treinador] foi para lá este ano para colocar a equipa na Divisão de Honra. É um teste muito difícil, mas estou satisfeito por jogar o primeiro jogo fora e na casa de um candidato”, garante.


Depois da deslocação a Citânia de Sanfins, a 15 de setembro, os vilaboenses estreiam-se intramuros diante do Roriz. Várzea (f), Lustosa (c) e Sobrosa (f) são os opositores seguintes.

Luís Cerqueira está ciente que “é uma prova diferente” daquela que o conjunto vilaboense disputou na temporada anterior. Para a nova época os objetivos são dois: “a manutenção e a valorização dos atletas do clube”.


Para além do Citânia Sanfins – Vila Boa Bispo e Várzea – Livração, os outros jogos da ronda inaugural da série 2 da 1ª Divisão AFP são os seguintes:

Ferreira – Torrados

Raimonda – Macieira

Lixa B – Penamaior

Aveleda – Lamoso

Roriz – Varziela

Lustosa – Sobrosa