FUTEBOL: Jogos da Divisão Elite AFP em Dezembro são à semana e à noite [C/AUDIO]

afporto_2020.11.03

A Associação de Futebol do Porto (AFP) reformulou o calendário de jogos da Divisão de Elite. Durante o mês de dezembro todas as partidas, várias em atraso, vão realizar-se durante a semana e em horário noturno.

Já na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, realizam-se os encontros em falta da 11ª jornada. Todos os jogos arrancam às 20:30, e são os seguintes:

Alpendorada – Barrosas
Lousada B – Felgueiras
Aliança Gandra – Aliados de Lordelo
Freamunde – Aparecida
Rebordosa – São Pedro Cova

Na quinta-feira (3 dezembro), a ronda 11 encerra com o duelo entre Vila Caiz e Vilarinho, com inicio marcado para as 21:00.

Para o dia 9 de dezembro (quarta-feira, às 20:30) está agendado o embate entre Marco-09 e Aliança de Gandra, em atraso da 8ª jornada. No mesmo dia, e há mesma hora, também se realizam quatro desafios referentes à 6ª jornada:

Felgueiras B – Alpendorada
Freamunde – Sousense
Aparecida – Rebordosa
Barrosas – Vilarinho

A 14 de dezembro (segunda-feira) realiza-se a 12ª jornada. Todas as partidas principiam às 20:30.

Vilarinho – Alpendorada
São Pedro Cova – Vila Caiz
Lixa – Rebordosa
Barrosas – Aliança Gandra
Aliados Lordelo – Sobrado
Marco-09 – Lousada
Aparecida – Vila Meã
Gens – Freamunde
Felgueiras B – Sousense

Para 17 dezembro (quinta-feira, às 20:30) foram remarcados os jogos entre Aliança Gandra e Aparecida, em atraso da 9ª jornada, e o Sousense – Lixa, em atraso da 11ª ronda.

No dia 21 de dezembro (segunda-feira, às 20:30) realiza-se a 13ª jornada.

Alpendorada – São Pedro Cova
Vila Caiz – Lixa
Sousense – Rebordosa
Aliança Gandra – Vilarinho
Sobrado – Barrosas
Lousada – Aparecida
Vila Meã – Gens
Freamunde – Aliados Lordelo
Felgueiras B – Marco-09

A 29 de dezembro, às 20:30, vão disputar-se todos os jogos da 7ª jornada, inicialmente agendada para 1 de novembro.

Alpendorada – Marco-09
Freamunde – Vila Meã
Sobrado – Lousada
Aliança Gandra – Felgueiras B
Vila Caiz – Aparecida
Rebordosa – Gens
Lixa – Aliados Lordelo
São Pedro Cova – Barrosas
Sousense – Vilarinho

O calendário de jogos da Divisão de Elite da AFP só voltará à formula habitual (domingo, às 15:00) na 14ª jornada, a 10 de janeiro de 2021.

No entanto, a 6 de janeiro (quarta-feira, às 20:30) ainda se realizam duas partidas em atraso. O Lousada – Aliança Gandra (6ª jornada) e o Barrosas – Lixa (8ª).

Para 13 de janeiro (quarta-feira) foram reagendados dois jogos em atraso da 10ª ronda. O Lousada – Sousense (21:00) e o São Pedro Cova – Lixa (20:30).

O presidente da AF Porto, José Manuel Neves, explica que todas as alterações efetuados, nomeadamente a marcação de jogos em dias de semana e em período noturno, decorrem do cumprimento “daquilo que foi determinado pelo Governo e pelas autoridades de saúde”.

Ou seja, foi a forma encontrada para evitar a paragem dos campeonatos e para contornar a proibição de circulação entre concelhos.

“Até há quinze dias, o futebol regional era equiparado a profissional, podendo circular. De um momento para o outro, alguém decidiu que não seria assim. Para cumprir o que está estabelecido, tivemos que “inventar” a forma como poderemos fazer os jogos, e é isso que está ser feito, neste momento”, justificou.


Para já, apenas o calendário da Divisão de Elite foi reformulado. José Manuel Neves admite que esta é uma medida que pode estender-se também à Divisão de Honra. Mais complicado será o agendamento de jogos em horário noturno para os campeonatos da 1ª e 2ª Divisões.

“Naturalmente que a Divisão de Elite tem melhores condições para disputar os jogos à noite. A Divisão de Honra tem algumas condições, mas os clubes da 1ª e 2ª divisões já têm mais dificuldades. Nestes escalões é muito difícil encontrar campos com iluminação artificial suficiente para que os jogos sejam disputados”, sustenta.