FUTEBOL: João Rodrigues promovido a técnico da equipa principal do Lousada [C/AUDIO]

JoaoRodrigues_2019.11.13

João Rodrigues é o novo treinador do Lousada. O técnico, de 33 anos, é promovido da equipa B à equipa principal rubro-negra.

Sucede no cargo a António Carvalho, contratado no inicio da época, mas que deixa o clube à 11ª jornada na sequência dos maus resultados.

O Lousada é penúltimo classificado da série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP): Está em zona de descida, com apenas 7 pontos amealhados. Até ao momento conquistou apenas uma vitória, no terreno do lanterna-vermelha Lixa.

João Rodrigues assume que “o objetivo é tirar a equipa do lugar em que se encontra, neste momento”.


“Não é um lugar que diga com os pergaminhos do clube. É uma situação que será passageira e rapidamente vamos começar a subir na tabela classificativa. É um trabalho árduo, mas temos a certeza que vamos conseguir ir para o lugar que é nosso”, garante.

João Rodrigues chegou a Lousada em dezembro do ano passado para comandar a equipa secundária, com a qual se sagrou campeão da 1ª Divisão e assegurou a subida à Divisão de Honra AFP.

No plantel principal vai voltar a cruzar-se com jogadores que orientou na temporada transata. Garante, por isso, que “tem conhecimento profundo” do plantel que vai ter à disposição.


João Rodrigues considera que o atual plantel do Lousada “oferece garantias” para atingir o objetivo da época. Ainda assim, não coloca de lado a hipótese “fazer um ou outro ajustamento, se necessário for”, podendo mesmo recorrer a atletas da equipa B.


O novo técnico do Lousada tem estreia marcada para o próximo domingo, na deslocação a Vila Caiz, um adversário que João Rodrigues conhece desta e de épocas anteriores.

“É um clube que tem um ADN muito próprio, muito aguerrido, principalmente a jogar em sua casa. Este ano tem um plantel ainda mais equilibrado do que em anos anteriores. Sabemos que vai ser um jogo dificil, mas estamos com muita vontade de retomar o nosso caminho de sucesso”.


João Rodrigues, de 33 anos, tem três subidas seu curto percurso enquanto treinador principal, ao serviço do Ataense, do Gens e, na época passada, do Lousada B. Assume que orientar a equipa principal rubro-negra “é o maior desafio da carreira”.

“Tem sido uma caminhada solitária. Comecei nas divisões mais baixas da AFP. Fui subindo com dedicação, paixão e muito foco naquilo que queria. Este é o projeto de patamar e nível mais alto em que vou trabalhar, mas sinto-me preparado para as adversidades que me vão aparecer”, assegura.


João Rodrigues vai ter João Nunes como seu adjunto, que também é promovido da equipa B à equipa principal.

O treinador de guarda-redes Pedro Meireles e o preparador físico João Sousa transitam da anterior equipa técnica, liderada por António Carvalho.

Valter Miranda deverá assumir, de forma interina, o comando da formação secundária, no próximo desafio, na deslocação ao reduto do Estrelas de Fânzeres, a contar para a 10ª jornada da série 2 da Divisão de Honra AFP.

[Foto:Yes Noticias]