FUTEBOL: Irivo convidado a disputar à 1ª Divisão AF Porto: “Esta subida é mais do que merecida” [C/AUDIO]

Irivo_2022.08.04

O São Vicente de Irivo foi convidado a disputar a 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) na nova temporada. Será a estreia do emblema do concelho de Penafiel na prova.

O São Vicente de Irivo, sétimo classificado da 2ª divisão da época passada, ocupa a vaga deixada em aberto pela desistência do Lixa B. O clube azul e branco extinguiu a sua formação secundaria e criou uma equipa de sub-23, abrindo assim caminho para a promoção do Irivo.

O presidente do clube do “trevo”, Carlos Moreira, considera que esta subida, ainda que alcançada via administrativa, é um prémio “merecido” pela campanha que a equipa realizou na temporada anterior.

“No meu entender, éramos a melhor equipa da nossa série, por isso, julgo que esta subida é mais do que merecida, ainda que tenha sido na secretaria. Era algo que muitos anunciavam, inclusive fomos parabenizados por equipas adversárias, e tínhamos essa esperança, mas nunca quisemos assumir isso porque não havia certezas”, disse.


A equipa sénior do Irivo, que vai cumprir apenas a terceira época em competições federados, após vários anos a disputar o campeonato amador de Penafiel, fará a estreia na 1ª divisão AF Porto. Mas esse dado não retira a ambição ao presidente do clube.

CarlosMoreira_2022.08.04Carlos Moreira, presidente do São Vicente Irivo

Carlos Moreira quer mais do que “uma temporada tranquila”. Pretende uma equipa a lutar pela primeira metade da tabela classificativa. “O Irivo vai tentar, mais uma vez, demonstrar a força que tem e queremos ficar, pelo menos, acima do meio da tabela”, adiantou.


Bruno Brito, que orientou o Irivo, e com sucesso, nas duas últimas épocas, não permanece no cargo. É substituído por Vitor Fileno, treinador que comandou o vizinho Paço de Sousa até ao passado mês de fevereiro, mas que terminou a temporada já integrado na equipa técnica do conjunto verde e branco.

Carlos Moreira esclarece que a saída de Bruno Brito não se deve “a qualquer tipo de desentendimento” entre as partes, ao contrário do que se especulou. Justifica a decisão com a “falta de tempo” de Brito, que nesta altura está dedicado “ao nível 2 do curso de treinador”.


VitorFileno_2022.08.04Vitor Fileno, ex-técnico do Paço de Sousa, é o novo timoneiro do Irivo

Quanto a Vítor Fileno, o presidente do conjunto penafidelense vê um enorme potencial no jovem treinador, de apenas 29 anos. “Acho que é uma grande aposta, é uma pessoa responsável, com dignidade, com trabalho e afinco acima da média”, elogiou.


Em relação ao plantel, o “núcleo duro” da época passada mantém-se, apesar “do muito assédio” de vários clubes a alguns jogadores verde e brancos.


Até o momento, acertaram a continuidade em Irivo: Carlos Rodrigues, Altino Ferreira, Fábio Raposo, Renato Oliveira, Miguel Silva, Pedro Magalhães, Rafael Ribeiro, Pedro Teixeira, Fixo, Fernando Ribeiro, Marco Coelho, Zé da Silva, Pedro Sousa e Dany.

O guarda-redes Samuel Coelho (ex-Aveleda), o defesa Pedro Dias (ex-Paço Sousa), o médio Rui Pinto (ex-Rans) e os avançados Zé Carlos (ex-Termas São Vicente), Nuno Pisco e Paulinho (ex-Rans), são as caras novas do plantel.

O conjunto penafidelense tem quatro jogos de preparação agendados, com Nevogilde (dia 11 agosto), Os Pienses (12), Caíde Rei (16) e Baltar (25).