FUTEBOL: Gonçalo Barbosa é o técnico de nova equipa de sub-23 do Vila Caiz [C/AUDIO]

GoncaloBarbosa_2020.06.30

O Vila Caiz avançou para a criação de uma equipa de sub-23 que, a partir da próxima época, vai disputar a mais recente prova da Associação de Futebol do Porto (AFP).

Gonçalo Barbosa foi o técnico escolhido para orientar as “esperanças” do clube aurinegro. O treinador, de 31 anos, explica que este projeto “pretende dar continuidade ao bom trabalho que tem sido feito na formação do Vila Caiz, em parceria com escola de futebol Gverreiros do Futuro – Amarante/SC Braga”.

“Foi um protocolo que agradou a ambas as partes e foi alargado para mais duas épocas. Pretende-se dar continuidade aos bons resultados, tanto qualitativos quanto quantitativos, e acompanhar o crescimento do clube”, explica.

Gonçalo Barbosa adianta que a equipa de sub-23 foi também idealizada com o intuito “de preparar os jogadores para níveis competitivos próximos dos seniores, para a qualquer momento poderem ser integrados na equipa principal”, que vai disputar a Divisão de Elite AFP.


“Esta equipa também servirá para algum atleta, caso esteja a recuperar de lesão, poder ganhar algum tempo de jogo, mesmo que tenha idade superior a 23 anos, porque o regulamento admite essa possibilidade. Ao mesmo tempo permitirá ao técnico Jorge Regadas ver esse mesmo atleta num contexto competitivo”.

O denominado ‘Campeonato Distrital da Esperança em Sub-23′ estreou-se na temporada transata e contou com a participação de 11 equipas. Gonçalo Barbosa acredita que, na nova época, a prova será mais competitiva “até porque há mais equipas a inscreverem-se na competição”.


“Penso que até este ano, dado as várias inscrições, será um campeonato também disputado em duas séries. Acredito que, devido à situação da pandemia da Covid-19, haverá uma maior aposta no atleta jovem. As equipas vão ter de procurar soluções nos juniores, dando-lhes maior tempo para se maturarem e facilitar esta transição entre a formação e o futebol sénior”, diz.

O jovem técnico já iniciou o processo de construção do plantel sub-23 do Vila Caiz.

“Temos tentado contactar todos os atletas do clube que, nos últimos anos, saíram e foram jogar para os campeonatos concelhios ou para divisões inferiores. Estamos a procurar atletas com qualidade e com potencial para, eventualmente, poderem integrar também a equipa sénior”, revela.


Gonçalo Barbosa assume que este é, até ao momento, o projeto mais aliciante da sua ainda curta carreira de treinador de futebol.

“Por todo o contexto, por toda a envolvência do Vila Caiz, pela forma como foi recebido no clube, tem sido uma experiência muito agradável. Têm me dado total liberdade para construir um plantel segundo as minhas ideias. Estou grato por esta oportunidade, porque nesta fase é o melhor passo para mim e servirá para mostrar o meu trabalho”, reconhece.


Na temporada passada, Gonçalo Barbosa desempenhou o cargo de treinador-adjunto de Filipe Teixeira na Divisão de Elite, ao serviço do Lousada. Anteriormente, com as mesmas funções, representou São Lourenço do Douro e Alpendorada.

Como treinador principal esteve ao leme de equipas jovens de Vila Boa do Bispo, Marco-09, São Lourenço do Douro e Penafiel.

Gonçalo Barbosa também desempenha funções de comentador desportivo na Marcoense Fm.