FUTEBOL: Equipa feminina do Marco-09 inicia época no domingo: “Temos equipa para lutar pela subida” [C/AUDIO]

Marco09Fem22.23_2022.09.25

A equipa feminina de futebol do Marco-09 dá o pontapé de saída no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, no próximo domingo. As expetativas são elevadas para esta temporada.

O conjunto encarnado integra a Série C da competição juntamente com Paredes, Freamunde, Tirsense, Senhora Hora e Leça do Balio.

O dirigente Nuno Pinheiro considera que o Marco-09 dispõe da melhor equipa do grupo. Por isso, assume que o objetivo é ultrapassar esta fase e “lutar pela subida de divisão”.

“Acho que este ano temos equipa para lutar pela subida. O primeiro objetivo é passar a fase de grupos e depois, jogo a jogo, tentar a subida. Temos um plantel mais curto, mas penso que com mais qualidade. Temos tudo para ficar em primeiro na nossa série”, reconheceu.


Também o treinador Diogo Moreira, que esta época foi promovido de adjunto a principal, considera que o Marco-09 é a equipa mais forte da série em que está inserido.

“Todas as equipas são boas, mas não vejo no nosso campeonato alguma equipa a conseguir bater-se connosco. Os jogos vão ser muito equilibrados, mas à qualidade que temos no plantel muito dificilmente nos vão bater”, diz.


A confiança dos responsáveis pela equipa feminina do Marco-09 é sustentada pelo plantel que esta época foi construído, menos extenso, mas com mais qualidade.

“No ano passado tínhamos 28 atletas inscritas, este ano temos vinte uma. Se calhar, vai entrar outra, para ficarmos com vinte e duas jogadoras. Tentamos filtrar um bocado e ter jogadoras que nos garantam e não apenas para fazer número. Também apostamos em miúdas que tínhamos na nossa formação, que nos dão garantias”, adiantou Nuno Pinheiro.


O Marco-09 assegurou seis reforços até ao momento, cinco oriundos do Vila Caiz: Tocha, Joana Soares, Kika, Marta Mendes e Carolina Pinto. A estas junta-se ainda Liane (ex-Salgueiros).

Rute Soares, Sofia Silva, Sandra Monteiro, Joana Almeida, Jacinta Ricardo, Maria Giraldes, Daniela Freitas, Nádia Reis, Daniela Pinto e Adriana Freitas transitam do plantel da época passada.

As sub-17 Luana Monteiro, Inês Morais, Maria Freitas, Carol Vieira e Bia Cunha foram promovidas à equipa sénior.

Diogo Moreira, que nas duas últimas épocas foi adjunto de José Ferreira, assume o cargo de treinador principal. Nuno Pinheiro esclarece que a aposta no técnico, de 26 anos, permite dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos dois últimos anos.

“O Diogo já estava connosco nas sub-17, depois começou a ajudar o treinador anterior, e temos toda a confiança nele. O José Ferreira teve de deixar a equipa, por motivos pessoais, que respeitamos e estamos ao lado dele, e o Diogo é alguém em quem temos plena confiança, por isso lhe entregamos o lugar”, explica.


Diogo Moreira assume que tem pela frente um desafio aliciante e admite que “expetativas são boas” nesta sua primeira missão como treinador principal da equipa sénior.


O Marco-09 arranca para a nova temporada no próximo domingo (15:00), em casa, diante do Freamunde, no encontro a contar para a segunda jornada da Série C da 3ª divisão nacional. O jogo da ronda inaugural, do passado fim de semana, foi adiado para 9 de outubro, em Leça do Balio.

No dia 5 de outubro, o Marco-09 vai a Ponte de Lima medir forças com o Correlhã, para a pré-eliminatória da Taça de Portugal.