FUTEBOL: Cinfães arranca para nova época com muitas mudanças [C/AUDIO & VIDEO]

Cinfaes_2018.07.10

O Clube Desportivo de Cinfães já arrancou com os trabalhos para a nova época. A equipa duriense vai disputar a série B do Campeonato de Portugal (CP).

Em relação à temporada transata registam-se várias alterações, a começar pelo treinador. Nuno Pinto aceitou o desafio dos cinfanenses, que considera “mais do que aliciante”, já que o clube vai participar “num campeonato nacional e na série mais competitiva e mais visível de norte a sul”.

Nuno Pinto é natural do concelho de Amarante. Anteriormente, orientou clubes como o Felgueiras e o Vila Real. O presidente do Cinfães, João Pedro Cardoso, justifica a aposta no técnico de 42 anos por ser “um treinador conhecedor dos jogadores e do futebol da região”.

“Depois aceitou, de uma forma global, tudo o que nós lhe pedimos e as condições que tínhamos para dar, a nível de jogadores. Encaixava perfeitamente nesse patamar, porque tinha conhecimentos com alguns jogadores que vêm agora reforçar a nossa equipa e também porque aceitou de bom grado a inclusão de atletas da nossa formação”.

“Temos 10 jogadores do Cinfães no plantel, o que também era uma bandeira nossa. Estou muito contente com isso”, confessou João Pedro Cardoso.

NunoPinto_2018.07.10

Nuno Pinto foi o treinador escolhido para orientar o Cinfães em 2018/2019

Na temporada anterior, o Cinfães classificou-se no 5º posto da série B do CP, mas até às últimas jornadas andou envolvido na luta por um lugar de acesso ao play-off de promoção.

A boa época realizada despertou a cobiça de outros emblemas em vários atletas do clube. Por isso, o plantel sofreu uma autêntica razia. Só para Felgueiras transferiram-se 5 jogadores. João Pedro Cardoso explica que o clube não teve “capacidade financeira” para segurar as principais pedras da equipa.

“Não é o Cinfães que está a subsidiar menos. Os outros clubes é que estão com mais patrocínios, mais apoios e estão a pagar mais. É natural que os jogadores saiam”, lamenta.

O plantel do Cinfães está a ser reformulado. Até ao momento, o clube contratou uma dezena de reforços, alguns deles provenientes dos distritais: Andrey e Cláudio (ex-Vila Real), Hugo Costa e Bruno Costa (ex-Canelas), Simão (ex-Sport Rio Tinto), Carlitos (ex-Nespereira), Tiago (ex-Resende), Rui Cardoso (ex-São Martinho), César (ex-Penafiel), Érik (ex-Volta Redonda do Brasil) e Rui Sacramento (ex-Gil Vicente).

Rui Sacramento_2018.07.10

O guarda-redes Rui Sacramento (ex-Gil Vicente) é, até agora, o nome mais sonante do plantel do Cinfães. 

Da época passada transitam: Baldaia, Pedro Rodrigues, Sampaio e Filipe Fraga.

Os juniores Léo, Duarte Castela, Joel, João Fraga e João Pedro são promovidos à equipa principal.

Baldaia_2018.07.10

O lateral-direito Baldaia, natural de Marco de Canaveses, vai continuar ao serviço do Cinfães

Nuno Pinto admite que o plantel não está fechado, considerando que “é normal haver uma aquisição ou outra”. O treinador acredita que terá à disposição “um grupo forte e coeso, que permitirá entrar em qualquer jogo e discutir o resultado”.

O técnico refere que a equipa terá de “primar pela sua organização, ser consistente quando não tiver a bola e ser muito dinâmica e criativa quando tiver a bola”. “São estes os processos que vamos tentar trabalhar no dia a dia para que a nossa equipa seja organizada”, revela.

ArranqueTrabalhos_2018.07.10

Reunião com jogadores, equipa técnica e dirigentes no arranque dos trabalhos de pré-época

Nas primeiras duas semanas de pré-época, os treinos vão decorrer no sintético do Municipal Cerveiro Pinto, enquanto o relvado natural é alvo de tratamento.

A equipa já tem vários jogos de preparação agendados: com Lousada (dia 18, às 18:00), Fafe (dia 21, às 18:00), Desportivo das Aves (dia 23, às 17:00), Porto B (dia 29, às 17:00) e Aliados de Lordelo (4 agosto). O Campeonato de Portugal arranca a 12 de Agosto.

 


Peça | Luís Miguel Nogueira e João Pereira