FUTEBOL: Caso de Covid-19 em Paços de Gaiolo adia dérbi do Marco [C/AUDIO]

PacosGaiolo_2020.10.15

O dérbi de Marco de Canaveses, entre Vila Boa de Quires e Paços de Gaiolo, a contar para a 2ª jornada da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), inicialmente agendado para o próximo domingo, foi adiado devido a um caso de infeção por Covid-19 num dos atletas do plantel pacense.

O presidente do Paços de Gaiolo, Valdemar Pinto, explica que o jogador em causa, embora não tenha sido utilizado na partida de domingo passado, em casa, frente ao Baião, “esteve no balneário após o jogo”.

“Esse jogador foi infetado no local de trabalho. Foi fazer o teste na segunda-feira e acusou positivo. Como esteve connosco, cancelamos de imediato todos os treinos. Outros dois atletas, com quem dividiu a viatura, também realizaram testes”, revela.

“Agora vamos fazer aquilo que nos mandam, que é estar dez dias em quarentena, sem qualquer tipo de contacto. Vamos estar parados, pelo menos, até terça-feira. Informamos a associação desta situação e jogo com o Vila Boa de Quires foi adiado, depois do acordo entre todas as partes”, acrescenta.


Valdemar Pinto assegura que até ao momento os restantes jogadores do plantel “estão bem e sem qualquer tipo de sintoma”.

A realização do jogo da 3ª jornada, em casa, frente ao Calçada dependerá da evolução da situação.

“Se até terça-feira, em que serão cumpridos dez dias após este caso, mais nenhum jogador revelar sintomas, penso que não haverá qualquer entrave em voltar ao normal”, considera o presidente do clube de Marco de Canaveses.

Valdemar Pinto lamenta que, na segunda-feira, após ter tomado conhecimento de que um dos jogadores do plantel pacense tinha acusado positivo para a Covid-19, não tenha tido uma “resposta clara” por parte das autoridades de saúde no sentido de orientar o clube nos procedimentos a adotar perante esta situação.


“Quando recebi a noticia, contactei a DGS e a Delegada de Saúde e não tive uma resposta clara sobre o que fazer. Nem o próprio jogador foi contactado por ninguém. Teve de ser ele a ligar ao médico de família”, lamenta.

Recorde-se que já no passado fim-de-semana vários jogos das provas da AFP foram adiados devido a casos de Covid-19, nomeadamente o Ferreira – São Lourenço Douro (Divisão Honra), o Varziela – São Vicente Pinheiro e o Penamaior – Macieira (1ª Divisão) e o Várzea B – Lodares (2ª Divisão).