FUTEBOL: AR Tuías vai participar no campeonato sub-23 da AF Porto [C/AUDIO]

Tuias2_2020.08.06

A festejar 40 anos de existência, a Associação Recreativa de Tuías decidiu criar uma equipa de sub-23 que, a partir da nova época, vai disputar a prova de ‘esperanças’ da Associação de Futebol do Porto (AFP).

Um projeto que “vai permitir manter atletas em competição, depois terem terminado a formação nos escalões jovens”, revela o presidente do clube Hélder Silva.

“Este projeto já era para ter arrancado no ano passado, mas surgiram algumas contingências que impediram que assim fosse. Quando nos metemos nas coisas tem que ser com tudo bem estruturado. Não é para começar e depois não dar continuidade”, diz.


A criação da equipa de sub-23 do Tuías só foi possível de concretizar devido à parceria com um “patrocinador” que irá dar “sustentabilidade ao projeto”.

Hélder Silva admite que este é “um projeto-piloto” para, num futuro próximo, “com os pés muito bem assentes na terra”, o clube avançar para “a construção e inscrição de de uma equipa sénior nos campeonatos da AF Porto”, o que pode suceder já “na temporada 2021/2022”.


O plantel dos sub-23 será constituído por “ex-atletas que fizeram, senão toda, quase toda a formação em Tuías”.

“Este campeonato será uma montra para eles, porque vão jogar com várias equipas da zona do Porto, embora aqui na região também há, pelo menos, mais uma equipa inscrita, que é o Vila Caiz. É um futebol diferente, mas não deixa de ser um montra para eles”, sublinha Hélder Silva.


Até ao momento, a AR Tuías anunciou as contrações de Curto, Jardel, Freitas e Raúl Magalhães.

José Sousa é o técnico escolhido para orientar a formação do concelho de Marco de Canaveses.

Hélder Silva justifica a opção por se tratar de “um treinador que está ligado à AR Tuías há vários anos, por ser uma pessoa bastante querida e respeitada pelos adeptos e por ter também alguma experiência no futebol sénior”.


O denominado ‘Campeonato Distrital da Esperança em Sub-23’ estreou-se na temporada transata e contou com a participação de 11 equipas.

Este ano, o número de clubes inscritos vai aumentar. Para além da AR Tuías, da região, também Rebordosa, Vila Caiz, Ferreira e Lusos DB (Paredes), atual campeão em título, vão disputar a mais recente prova da AF Porto.