Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira com dever de permanência no domicílio a partir de sexta-feira [C/AUDIO & VIDEO]

O Governo decidiu, hoje, em Conselho de Ministros que os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira irão estar sujeitos a limitações a partir das 00:00 de sexta-feira, tal como aconteceu anteriormente com as 19 freguesias de Lisboa, em virtude da evolução da situação pandémica nestes territórios, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

“Para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, foram aprovados o dever de permanência no domicílio com exceção de um conjunto de atividades à semelhança do que já tinha acontecido no passado para as 19 freguesias de Lisboa: trabalhar, frequentar a escola e outras atividades”, começou por referir a governante.


Acrescentou a ministra que, nestes territórios, está proibida a realização de eventos com mais de cinco pessoas, sendo que todos os estabelecimentos devem estar encerrados a partir das 22:00.

O Governo definiu ainda teletrabalho obrigatório para estes concelhos, suspensão de visitas a lares e a estabelecimentos de cuidados continuados ou o funcionamento de centros de dia e a proibição de feiras e mercados.

Em conferência de imprensa, Marta Temido, justificou esta decisão pelo número de novos casos por cada 100 mil habitantes que estão a ser detetados particularmente nestes concelhos sobretudo nos últimos 7 dias conjugado com a velocidade de crescimento da doença.

“Foi necessário tomar medidas adicionais para promover a redução de contactos”, justificou a ministra da Saúde.

“Estes concelhos têm sofrido uma elevada pressão de novos casos, são concelhos densamente povoados e onde a aplicação de medidas mais gravosas se revelou absolutamente necessário”, realçou a governante.