Felgueiras: Freguesia de Airães vai geminar-se com Mairie de Bessines [C/AUDIO]

AiraesBessines_2023.09.15

A Junta de Freguesia de Airães, no concelho de Felgueiras vai assinar um Protocolo de Geminação com a Mairie de Bessines, uma localidade francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, para estimular um intercâmbio social, cultural, económico e ambiental entre estas autarquias e comunidades.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Airães, Nuno Lopes afirma que são “duas comunidades muito parecidas” e que têm “alguns aspetos em comum”.

“A nossa intenção é mesmo trocar a nossa escultura e replicar as práticas tanto nós as deles, como eles a nossa. É esse o nosso objetivo é aprendermos com os outros e podermo-nos ajudar mutuamente”, referiu.

“Creio que já é comum as freguesias de França fazerem pequenas geminações com outras freguesias para haver este intercâmbio cultural entre eles”, acrescentou.


De 23 a 25 de setembro, a Junta de Freguesia de Airães vai acolher uma comitiva de 25 pessoas da Comunidade de Bessines para procurar debater parcerias de trabalho com Instituições e Associações de Airães.

“É uma comunidade que tem muitos emigrantes portugueses. Daqui da freguesia de Airães não tem nenhum, mas tem dos concelhos das freguesias vizinhas e foi por aí que começamos a entrar em comunicação e acordo”, disse.

No dia 24 de setembro, às 17:00, vai ocorrer a Sessão de assinatura do Protocolo de Geminação, na Sede da Junta de Freguesia de Airães e a 25 de setembro está agendado a promoção das visitas de interação cultural, social e económica pela freguesia de Airães.

“Vem a comitiva toda da freguesia deles, nós fazemos questão de os receber e fazer cá a assinatura, mas na perspetiva de no futuro levar lá a nossa cultura e dar a conhecer o nosso trabalho”, contou.

Nuno Lopes frisa que a comunidade de Bessines vai “conhecer um pouco do concelho”, nomeadamente “aquilo que há de bom”, como o “pão de ló e o vinho verde”.

“Já deu para compreender que eles trabalham totalmente de forma diferente. A autonomia deles é diferente de uma freguesia portuguesa e é bom a gente conhecer a forma deles trabalhar e colmatar os nossos problemas e o que temos em falta no nosso dia-a-dia e nas nossas associações”, afirmou.

O presidente acredita que “foram uns sortudos em ter aproveitado a oportunidade” na concretização da geminação com Bessines.

“É um processo longo, já estamos nele há cerca de um ano e é uma realidade. Será muito bom para nós, Airães e para o concelho de Felgueiras”, concluiu.


O processo de geminação foi iniciado em julho de 2022.