Felgueiras: Cooperativa agrícola comemorou 60 anos

CooperativaFelgueiras_03_2017.08.02A Cooperativa Agrícola de Felgueiras assinalou, no passado sábado, os 60 anos da sua fundação, em 24 de Julho de 1957, com uma sessão comemorativa onde distinguiu a única associada fundadora viva, associados com mais de 50 anos de vínculo à instituição e colaboradores com mais de 30 anos de serviço.

Destaque-se ainda a apresentação de uma monografia, da autoria de Joaquim Luís Costa, que compila a história, os momentos mais marcantes e feitos determinantes da Cooperativa.

CooperativaFelgueiras_02_2017.08.02

Foram homenageados cinco sócios com mais de 50 anos de vínculo à Cooperativa Agrícola de Felgueiras, três instituições locais e duas personalidades. Receberam esta distinção o Seminário de São José, dos Padres Vicentinos, a Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, a Ordem do Carmo (Quinta da Mata), o engenheiro agrónomo António Rebelo Carvalho de Macedo e o empresário de calçado Carlos de Castro.

Refira-se ainda a agraciação aos colaboradores com mais de 30 anos ao serviço daquela instituição.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que presidiu à sessão comemorativa dos 60 anos da Cooperativa de Felgueiras, entregou uma lembrança à única sócia fundadora viva, Dona Maria de Lourdes Faria.

Na ocasião aquele governante enalteceu o espírito empreendedor dos agricultores felgueirenses que foram capazes de se unir para uma maior dinamização daquela atividade e no seu fortalecimento enquanto fator do desenvolvimento económico.

O Secretário de Estado, Miguel João de Freitas, realçou ainda, a propósito da distinção à única associada fundadora viva, a participação ativa e dinâmica das mulheres daquele tempo sempre muito presente e interventiva ao longo dos tempos na atividade da cooperativa.

CooperativaFelgueiras_04_2017.08.02

Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, também se regozijou com a vitalidade da Cooperativa de Felgueiras, seguramente uma das instituições de referência no concelho e no país.

Por seu turno, o Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da CONFAGRI, congratulou-se com a dimensão da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, sendo um exemplo do setor cooperativo a nível nacional.

O presidente da Cooperativa de Felgueiras, Casimiro Alves, recordou o sonho dos fundadores que tomaram a iniciativa de se unir em torno da Adega Cooperativa, que “foi crescendo, prosperando, afirmando-se como projeto sólido e visionário”.

“Hoje  os nossos vinhos estão presentes em mais de 30 países, com grande sucesso além fronteiras. O sonho dos fundadores realizou-se  e a cooperativa continua a impor-se a excelente ritmo nos mercados externos”, afirmou, revelando que “a nova imagem da marca Terras de Felgueiras é elogiada pela sua modernidade em todos os mercados”.

CooperativaFelgueiras_01_2017.08.02

“A Cooperativa Terras de Felgueiras é hoje um porto seguro para os seus associados  com uma estrutura económica e financeira sólida. Somos e seremos uma locomotiva na região do Vale do Sousa e do vinho verde”, concluiu.

Ao longo da manhã algumas centenas de associados, colaboradores e pessoas ligadas à Cooperativa de Felgueiras assistiram, no cais da adega, às II Jornadas Agrícolas da Lavoura do Vale do Sousa que contou com a participação de representantes de várias cooperativas da região.

Seguiu-se uma sessão com visões estratégicas para o sector primário, moderada por Fátima Felgueiras, e que contou com a participação de Basto Gonçalves, da FANADEGAS, Carlos Martins, OPIUM, e Aldina Fernandes da CONFAGRI.