DESPORTO: Rosa Madureira, Gonçalo Cardoso e Joaquim Santos distinguidos pela CMMC [C/AUDIO]

GeralHomenagem_2019.09.10

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses (CMMC) atribuiu medalhas de mérito desportivo e votos de louvor a Rosa Madureira, Gonçalo Cardoso e Joaquim Santos, que se destacaram nas modalidades de atletismo, futebol e canoagem, respetivamente. A cerimónia decorreu, esta terça-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho.

RosaMadureira_2019.09.10

Rosa Madureira foi distinguida pelas recentes conquistas do campeonato nacional e Taça de Portugal de Corrida de Montanha. A atleta, que representa o Marco-09, confessa “que ficou muito feliz pela homenagem do município”.


Rosa Madureira está, nesta altura, a preparar a participação na Maratona de Lisboa, agendada para o próximo dia 20 de outubro. Tal como sucedeu em 2017 e 2018, tem como objetivo “ser a melhor portuguesa da prova”.


Assume que vencer a corrida “é impossível” devido à presença de diversas “atletas africanas”.

Três semanas depois também alinhará à partida para a Maratona do Porto, competição onde tem como melhor resultado “o 3º lugar da geral”.

GoncaloCardoso_2019.09.10

O futebolista Gonçalo Cardoso foi homenageado pelo título de vice-campeão europeu de sub-19, conquistado ao serviço da seleção nacional, em julho, na Arménia.

O jogador esteve representado pelos pais. Amadeu Cardoso afirma “que é um orgulho e uma honra o reconhecimento da autarquia”.


Gonçalo Cardoso, formado nos escalões de base do Marco-09, Penafiel e Boavista, estreou-se na 1ª Liga Portuguesa pela equipa principal axadrezada na temporada passada. Bastaram 18 jogos para dar “o salto” para Inglaterra “e tornar um sonho em realidade”.

O marcoense assinou, em agosto, pelo West Ham da Primeira Liga Inglesa, mas tem atuado pela equipa de sub-23.

Amadeu Cardoso assegura que o filho “está muito feliz, apesar de estar ainda numa fase de adaptação”.


JoaquimSantos_2019.09.10

O canoísta Joaquim Santos foi distinguido pelo título de campeão nacional de velocidade K1, na categoria de veteranos, conquistado em julho, em Montemor-o-Velho.

“É um orgulho ser homenageado pela CMMC, sinal que tenho representado bem a camisola que visto”, afirma o atleta do Ginásio Clube de Alpendorada.


Joaquim Santos já conquistou “cerca de 70 títulos” desde que representa o emblema alpendoradense, mas confessa que “o mais valioso” foi o 3º lugar alcançado, no ano passado, no campeonato da europa de maratona.

Cristina Vieira, presidente da CMMC, lembra que nos últimos meses também foram homenageados outros atletas como reconhecimento “pelo esforço pessoal e desportivo de cada um deles”.


“É reconhecer o mérito e o talento, quer deles, quer daqueles que tornam possível a concretização deste objetivo. Mas ao mesmo tempo é também é uma assunção do compromisso da autarquia em apoiar o desporto no município de Marco de Canaveses”, sublinha.


Cristina Vieira aproveitou para desvendar que “o reconhecimento público” a outros atletas do concelho será feito numa “Gala do Desporto”, que está já a ser preparada e que, “em princípio, deverá ter lugar durante o próximo mês de novembro”.