DESPORTO: Retoma de competições na AF Porto sem descidas e de acesso opcional

AFPORTO_2021.03.22

A Associação de Futebol do Porto (AFP) anunciou que vai reorganizar todos os campeonatos de futebol e futsal, paralisados desde o passado dia 10 de janeiro, sem lugar a despromoções. Serão criadas novas provas, de acesso facultativo, que irão decorrer até 30 de junho, para determinar subidas de divisão.

Em comunicado, a associação portuense refere que “tendo em conta o hiato de tempo decorrido desde a suspensão das competições, é inviável a manutenção das competições exatamente da forma que estavam determinadas”.

Assim, decidiu reformular o formato competitivo dos campeonatos, cuja participação dos clubes será “opcional”. A AFP acrescenta que “não serão aplicados regimes de descidas de divisão e haverá campeões em todos os campeonatos oficiais”.

A época do futebol e futsal “termina no dia 30 de junho”, com exceção da Divisão de Elite de futsal, que “termina no dia 6 de junho”.

Os clubes que manifestem a intenção de não realizar mais jogos esta época devem comunicar a decisão “por escrito e impreterivelmente até ao próximo dia 11 de abril e serão classificados com o número de pontos que tinham à data da suspensão das competições”.

As equipas que optem pela continuidade, entrarão na nova prova com os pontos amealhados até ao momento da interrupção, em janeiro. Já os clubes que “não tiverem disputado a totalidade de jogos previstos terão a sua pontuação, e consequente classificação, corrigidas pela aplicação de coeficiente de pontos obtidos, sem arredondamento, dividindo os pontos pelo número de jogos efetuados”.

A AF Porto ainda não clarificou como será elaborada a calendarização de todos os jogos e se está a ponderar a realização de jornadas duplas semanais. No entanto, esta matéria deverá ficar esclarecida assim que o número de clubes participantes seja conhecido.

Foi ainda deliberado que nos novos moldes será permitida, durante os jogos, a realização de “sete substituições, ao invés das atuais cinco”.

A Taça AF Porto é para manter, apesar de ter apenas uma eliminatória realizada, na qual participaram somente equipas da 1ª e 2ª divisões, mas sofrerá alterações significativas. Serão apenas disputados os encontros das meias-finais e da final, cujos participantes “serão encontrados pelo sistema de sorteio”.

Os clubes já apurados para a 2ª eliminatória “serão divididos pelas respetivas séries do campeonato e será sorteado um clube dentro de cada série, apurando-se assim quatro clubes (dois da 2ª Divisão correspondentes ao número de séries (3) a sortear, e dois da primeira Divisão, pertencentes um a cada série)”.

Nas divisões de Elite e de Honra, “dos 16 de cada série, será sorteado um clube em representação de cada série, apurando-se assim dois clubes”.

“Dos oito clubes assim apurados serão sorteados quatro clubes que irão disputar a meia final e os vencedores dessa meia final, irão disputar a final”, de onde sairá o representante da AF Porto na Taça de Portugal da próxima época.

Na mesma nota, a AF Porto diz que optou por esta solução após ter ouvido “o posicionamento de todos os clubes” e que a decisão foi tomada “com base nos dados existentes e conhecidos, portanto naquela que considera ser a melhor opção para todos os filiados”.

AF Porto sublinhou ainda que “na época 2022/23 os quadros competitivos serão profundamente reformulados”.

A retoma da competição está agendada para o fim-de-semana de 8 e 9 de maio. O regresso aos treinos está previsto para o próximo dia 19 de abril.