DESPORTO: Paços Ferreira, Amarante e Felgueiras certificados como entidades formadoras ‘4 Estrelas’

FormacaoAmarante_2020.08.06

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) atribuiu as estrelas de qualificação aos clubes como entidades formadoras relativas à temporada 2019/2020 e que terá reflexos na próxima época desportiva.

Trata-se de um instrumento de qualificação dos processos de formação dos praticantes e da organização desportiva dos clubes, sendo que só os devidamente certificados poderão celebrar contratos de formação desportiva.

Acresce ainda que, a partir de 2020/2021, só os clubes certificados poderão participar nos campeonatos nacionais jovens ou receber dividendos de eventuais transferências de atletas formados no clube.

Num processo que incluiu a apreciação de diversos critérios, entre os clubes da região, o FC Paços de Ferreira perdeu o grau de ‘5 Estrelas’ e baixou ao grupo de ‘4 Estrelas’.

A desvalorização sucede em função de um caderno de encargos mais apertado por parte da FPF, que reservou o topo da qualificação para emblemas que possuem centro de formação específicos para os mais jovens.

Na Associação de Futebol do Porto (AFP) apenas o FC Porto e Padroense (satélite dos dragões) atingiram a pontuação ‘5 Estrelas’. Ainda assim, a AFP ocupa o primeiro lugar entre os associados da FPF, com 127 clubes candidatos, 68 certificações obtidas e 59 clubes em processo de certificação.

Para além do FC Paços de Ferreira, também o FC Felgueiras e o Amarante FC foram certificados com ‘4 Estrelas’.

O emblema felgueirense revelou que obteve “a classificação de 84,25%” e cumpriu “a totalidade dos 73 requisitos obrigatórios”.

“A qualidade da nossa formação vê agora reconhecido no papel aquilo que vem sendo a realidade ao longo dos últimos anos e que torna o nosso clube uma entidade formadora diferenciada. Foi um processo moroso e de grande investimento por parte do clube e dos seus quadros mas é recompensador e está de parabéns toda a estrutura do FC Felgueiras, departamentos técnicos, treinadores e acima de tudo os nosso atletas de formação, que esses são de 5 estrelas”, pode ler-se numa nota publicada no Facebook.

Também nas redes sociais, o Amarante FC agradeceu a todos os que trabalham diariamente para que o clube “continue a ser uma referência na formação de jovens talentos e de Homens responsáveis”.

O SC Freamunde, o União de Paredes e o Aliados de Lordelo foram certificados com ‘3 Estrelas’ e o Barrosas e Cinfães com ‘2 Estrelas’.

Da região, em processo de certificação estão: FC Penafiel, Calçada, Rio Mau FC, Vila Meã, Vila Caiz, Parada, Aliança Gandra, Lousada, Cete, Macieira, Raimonda, Nespereira, Airães e Lustosa.

No futebol feminino, o FC Parada, do concelho de Paredes, está em processo de certificação.

No que diz respeito ao futsal masculino, o Desportivo da Ordem, clube do concelho de Lousada, foi certificado como entidade ‘3 estrelas’ e o Estrelas de Rio Mau (Penafiel) com ‘2 Estrelas’.

Em processo de certificação estão a AD Penafiel, o Escolas de Arreigada e o ARC Moinhos. O mesmo sucede com o Estrelas de Rio Mau, mas no futsal feminino.