DESPORTO: Novo formato competitivo da AF Porto será discutido em duas fases

AFPortoMoldes_2021.04.08

A Associação de Futebol do Porto (AFP) já divulgou o formato que vai adotar para o regresso das competições, agendado para o fim de semana de 8 e 9 de maio. A nova prova contempla um sistema eliminatórias com os dois primeiros classificados de cada uma das séries da fase de grupos.

Devido à impossibilidade de manter os campeonatos exatamente da forma como estava determinado, associação portuense decidiu reformular o quadro competitivo, cuja participação dos clubes será “opcional”, não sendo aplicados regimes de descidas de divisão.

Os clubes que manifestem a intenção de não realizar mais jogos esta época devem comunicar a decisão “por escrito e impreterivelmente até ao próximo dia 11 de abril e serão classificados com o número de pontos que tinham à data da suspensão das competições”.
As equipas que optem pela continuidade entrarão na nova prova com os pontos amealhados até ao momento da interrupção, no passado dia 10 de janeiro, e irão discutir a subida de divisão.

Já os clubes que não tiverem disputado a totalidade de jogos previstos terão a sua pontuação, e consequente classificação, corrigidas pela aplicação de coeficiente de pontos obtidos, sem arredondamento, dividindo os pontos pelo número de jogos efetuados”.

A nova competição será disputada em duas fases. Na primeira fase, que finaliza a 2 de junho, “os clubes serão agrupados em séries, em número não superior quatro. A segunda fase, que decorrerá entre 6 e 27 de junho, “será disputada em sistema de eliminatórias, até se encontrar o clube campeão”.

O número de séries da primeira fase, assim como o número de eliminatórias da segunda fase, dependerá do número de participantes.

A primeira fase será disputada “a duas voltas, por pontos”. Os dois primeiros classificados de cada série transitam para a segunda fase, que será discutida por eliminatórias. Os jogos a eliminar serão realizados, apenas a uma mão, “em campo neutro definido pela AF Porto”.

Para definir os grupos da primeira fase, “os clubes participantes serão colocados pelo ‘ranking’ de acordo com a pontuação obtida aquando a suspensão das provas em janeiro”.

Após a definição do ‘ranking’ “serão constituídos quatro potes com vista à realização do sorteio”, que está agendado para o próximo dia 14. “O sorteio para a criação das séries, será realizado retirando um representante de cada pote para a respetiva série”.

A primeira eliminatória da segunda fase “será condicionada”. Ou seja, o primeiro classificado de uma série enfrentará o segundo classificado de outra série. A final da competição está agendada para 27 de junho.