DESPORTO: FC Alpendorada eliminado da Taça AFP pelo Gens (C/ AUDIO)

GensAlpendorada_2017.08.23

O Futebol Clube de Alpendorada foi afastado, na quarta-feira, da Taça da Associação de Futebol do Porto (AFP). A equipa de Marco de Canaveses foi derrotada, em Gens, por 2-0, no encontro referente à 2ª mão da 1ª eliminatória da prova.

No primeiro jogo, disputado no Municipal alpendoradense, no domingo, registou-se uma igualdade a um golo.

O conjunto do concelho de Gondomar inaugurou o marcador aos 38′, fixou o resultado aos 60′ e “foi um justo vencedor”, reconhece o treinador do FC Alpendorada, João Paulo Teixeira.

“Tudo começou a correr mal no jogo em casa, onde podíamos ter resolvido a eliminatória. Tínhamos consciência que em Gens ia ser bastante complicado e assim foi. Na primeira parte, praticamente não existimos, não tivemos bola e procuramos apenas defender. Sofremos um golo de bola parada”, explica.

“Ao intervalo retificamos alguma coisa e na segunda parte entramos com outra imagem, tentamos assumir o jogo, tivemos mais bola e mais oportunidades. Gostávamos de ter ganho, mas paciência. Deu para corrigir alguns aspetos de forma estarmos preparados para o campeonato”, acrescenta.


João Paulo Teixeira justifica ainda o desaire com a necessidade de fazer “algumas mexidas na equipa que não estavam previstas”.

“Vários jogadores não puderam comparecer ao jogo por motivos profissionais, o que condicionou a estratégia planeada para o jogo”, confidencia.

O treinador do Alpendorada garante que apesar da derrota e do afastamento prematuro da Taça AFP está “satisfeito com a equipa”.

“Nós estamos com algumas dificuldades em reunir todo o plantel. Alguns jogadores estão de férias e outros estão condicionados, mas a partir da próxima semana será diferente, porque teremos todo o plantel disponível”, afiança.


O FC Alpendorada voltará a competir no próximo dia 10 de setembro, para a 1ª jornada da Divisão de Honra AFP. A formação marcoense vai deslocar-se ao reduto do Vila Caiz.

Para além do Alpendorada, também Paredes, Vila Meã, Baião, Rio de Moinhos, Citânia de Sanfins, Aparecida e Nun’Álvares ficaram pelo caminho na 1ª eliminatória da Taça AFP.

Apuradas para a fase seguinte já estão sete equipas da região: Aliados de Lordelo, Rebordosa, Lixa, Barrosas, Lousada, Vila Caiz e Águias de Eiriz.

No próximo domingo, às 17:00, entram em campo mais 3 equipas de Marco de Canaveses. Destaque para o dérbi marcoense entre Livração e São Lourenço do Douro. O Marco-09 recebe o Salvadorense, equipa do concelho vizinho de Amarante.