DESPORTO: Equipas de andebol da ARCA realizam jornada com pleno de vitórias (C/ AUDIO)

ARCASeniores_2017.06.13

O último fim-de-semana foi muito proveitoso para o andebol feminino da Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA). Todos os escalões do emblema de Marco de Canaveses saíram vitoriosos dos respetivos desafios.

A equipa sénior continua inultrapassável na zona 2 do Campeonato Nacional da 2ª divisão. É líder invita da prova, com 33 pontos, dispondo de quatro de vantagem sobre o Juventude Mar, 2º classificado.

Na partida da 12ª jornada deslocou-se à Maia e “esmagou” o Inter de Milheirós, por 15-42.

“Tem sido uma época muito bem conseguida da equipa, que continua a ter uma atitude muito boa. A subida de escalão de algumas jogadoras juniores, e uma juvenil, deu um acréscimo de qualidade e quantidade à equipa, que tem correspondido muito bem aos métodos do novo treinador”, explica o dirigente Carlos Caria.


Em juniores, a ARCA recebeu e bateu o Colégio de Gaia, por 31-29, no encontro da 9ª jornada da 1ª Fase/Zona 1 do nacional da categoria.

As alpendoradenses aplicaram a primeira derrota da época ao atual líder da prova e “campeão nacional em título”, lembra Carlos Caria.

A ARCA “teve uma primeira parte menos bem conseguida” e, ao intervalo, encontrava-se em desvantagem no marcador.

“Mas na segunda parte mostrou o valor, a raça e a qualidade que tem e conseguiu uma grande vitória, muito justamente”.


A formação júnior da ARCA ocupa o 7º lugar da tabela, com 15 pontos.

Em juvenis, o conjunto da vila de Alpendorada foi a Crestuma bater o Douro Andebol Clube, por 21-34, na partida a contar para a 12ª jornada do nacional da categoria/zona 2.

A ARCA ocupa a 4ª posição da tabela, com 31 pontos, e “permanece nos lugares de apuramento para a fase seguinte”.


Em iniciados, a equipa A mantém-se invencível na zona 2 do nacional do respetivo escalão. Em casa, derrotou o S. Félix da Marinha, por expressivos 36-17. Foi o sexto triunfo em outros tantos jogos. A ARCA lidera a aprova, com 18 pontos.

“Foi mais uma vitória concludente de um grupo do qual esperamos muito. Venceu com inteira justiça e com muita clareza”, assinala Carlos Caria.


A equipa B, que está a disputar a Taça da Associação de Andebol do Porto, também ganhou de forma convincente na receção á AD Amarante, por 30-21, em jogo da 3ª jornada.

O emblema de Marco de Canaveses ocupa o 5º posto da classificação, com 6 pontos, mas pode atingir a liderança, em caso de vitória sobre o Macieira, no jogo em atraso da 1ª jornada, que foi adiado para 8 de dezembro.