DESPORTO: Conheça as movimentações do mercado entre os clubes da Elite AFP

Elite_2017.07.07

Com o aproximar da nova época os clubes da região que vão competir na Divisão de Elite/Série 2 da Associação de Futebol do Porto (AFP) já começaram a desenhar a versão 2017/2018 dos respetivos plantéis. Aliados de Lordelo, Vila Meã, Paredes e Barrosas são as formações que se têm mostrado mais ativas neste defeso.

Em Lordelo, Carlão, Rui Alves e Paulo Monteiro já foram anunciados como novos reforços. Os três jogadores transferem-se do vizinho Rebordosa, indiciando que a caminho estará o ex-técnico rebordosense, Pedro Barroso, para substituir José Augusto. Nando Ramos (ex-Alpendorada) é outra das caras novas do plantel.

Maurício, Diogo Brandão, Fábio Fonseca, Hugo Costa, Preto, André Pinto, Hugo Silva, Vítor Mendes e Nico renovaram contrato.

FOTO_01_2017.07.07

 (FOTO: Rui Aves é um dos reforços anunciados pelo Aliados de Lordelo)

Em Vila Meã, o técnico Paulo Amor, que orientou o clube amarantino nas últimas 10 jornadas da época passada e salvou da equipa da descida de divisão, continua em funções.

Os atletas Dani, Daniel Freitas, João Garcês, Serginho, Nani e Mica renovaram contrato. Vasco Viana, Alex, Silvério e Ricardo Teixeira (todos ex-Rebordosa), Rúben Moreira e Fábio Teixeira (ambos ex-Lixa) e Perry (ex-Baião) são os reforços já oficializados.

FOTO_02_2017.07.07

(FOTO: Experiente guarda-redes Vasco Viana vai defender a baliza rubro-negra)

No Paredes, Eurico Couto será o timoneiro da equipa principal pela 4ª época consecutiva. O treinador esteve a um pequeno passo de assinar pelo Aliados de Lordelo, mas optou por ficar.

Os primeiros reforços, contratados em divisões superiores, indicam que a formação paredense lutará pelos lugares cimeiros da tabela.

O experiente defesa-central Pedro Ribeiro (ex-Penafiel) é uma das caras novas do plantel. Jorginho (ex-Gandra), Joel (ex-Gandra), Madureira (ex-Rebordosa) e Seixas (ex-Académica B) também vestirão de azul na nova época.

FOTO_03_2017.07.07(FOTO : Pedro Ribeiro troca Penafiel da 2ª Liga pelo Paredes da Elite AFP)

Em Barrosas, Tonanha permanece no comando técnico da equipa felgueirense. O clube quer melhorar a classificação da época anterior. A direcção liderada por Paulo Sadat já assegurou, até ao momento, 6 reforços: Moreno, Ratinho e Baptista (todos ex-S. Martinho), Tiaguinho (ex-Vila Meã), Almiro (ex-Vilarinho) e Serginho (ex-Vizela).

Paulo Jorge, Paulo Costa, Élio, Fábio Marques, David Bessa, André, Vieira, Alex, Pedrinho e Luciano permanecem no clube, enquanto Chiquinho, Ruizinho e João Miguel transitam da equipa junior para o plantel principal.

FOTO_04_2017.07.07(FOTO: Luciano continuará a ser um dos capitães do Barrosas)

O Rebordosa deverá atacar novamente a subida aos campeonatos nacionais. No entanto, ainda pouco se sabe sobre o grupo de trabalho que vai estar às ordens de Andrés Madrid.

O treinador espanhol chegou ao clube do concelho de Paredes na reta final da temporada anterior e mantém-se no cargo.

FOTO_05_2017.07.07(FOTO: Andrés Madrid é o treinador principal do Rebordosa)

No Lixa, o treinador Bock, que renovou por mais um ano, já está a construir o plantel 2017/2018 que deverá sofrer alterações, em virtude da saída de alguns jogadores para outros clubes da região.

Do Baião, equipa revelação da temporada transacta, ainda pouco se sabe. O clube perdeu neste defeso, não só o treinador Renato Coimbra para o Vila Caiz, como vários jogadores para outros concorrentes.

O novo técnico, que será Filipe Teixeira, terá de reformular o plantel, ainda que permaneçam no Prenhô algumas das pedras basilares do clube.

Filipe Teixeira regressa ao ativo, após ter abandonado o Barrosas no início da época anterior. No clube felgueirense o treinador conquistou uma Taça e uma Supertaça da AFP.

FOTO_06_2017.07.07(FOTO: Filipe Teixeira é o novo treinador do Baião)

O Nun’Álvares, que vai estrear-se na Divisão de Elite, mantém José António Moreira como treinador principal pela 6ª época consecutiva. O plantel da equipa de Recarei não deverá registar muitas saídas.

Ricardo Pinto (ex-Sobrado), Rúben (ex-Valonguense) e Xivina (ex-Alpendorada) são os reforços já conhecidos.

FOTO_07_2017.07.07(FOTO: Xivina regressa a Recarei após passagem por Alpendorada)

Finalmente, o Vilarinho está a estruturar o plantel para evitar o sufoco da última época. Marcos Nunes continuará a assumir o comando da equipa. Barriga, Pedro Sousa, Rui Peto, Dani, Joca, Ricardo, Carlos Ribeiro, Gil Cardoso, Machadinho e Zé Ferreira estenderam a ligação ao emblema do concelho de Santo Tirso.

Ruca, Miguel Orlando, Preto e Bruno Machado (todos ex-Aves B), Fábio (ex-Barrosas), Matheus (ex-Serzedelo), Ricardo André (ex-S. Paio), Jonas (ex-Joane) e Mica (ex-S. Martinho) são os reforços já anunciados.

FOTO_08_2017.07.07(FOTO: Miguel Orlando é um dos 4 reforços provenientes do Aves B)

A série 2 da Divisão de Elite integra ainda Paços de Ferreira B e Penafiel B, mas até ao momento não foram divulgadas quaisquer informações sobre os respetivos plantéis.